O FEEDBACK EM TELETANDEM ENTRE DIFERENTES CULTURAS: A PERSPECTIVA DO EXTERIOR
DOI:
https://doi.org/10.18309/anp.v1i42.1004Palavras-chave:
Línguas estrangeiras, Feedback, TeletandemResumo
Teletandem é um contexto virtual, autônomo e colaborativo de aprendizagem de línguas estrangeiras que utiliza os recursos de escrita, voz e imagem de webcam da tecnologia VOIP (como o Skype) para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. As interações têm atraído olhares de investigação para seus variados prismas. Na comunicação autêntica e nas primeiras experiências em teletandem situo o meu interesse nos eventos de feedback entre os pares de diferentes culturas. Os participantes de pesquisa são interagentes de uma universidade americana na qual as ações em teletandem são consolidadas nas aulas de Língua Portuguesa e incipientes nas aulas das demais línguas estrangeiras. As parcerias foram constituídas entre os americanos e falantes nativos de árabe, italiano, espanhol e turco. O presente estudo aborda uma parte de uma pesquisa de pós-doutorado[1] conduzida no exterior e apresenta os dados, sob uma metodologia qualitativa, de cunho etnográfico. Como resultado, o estudo visa oferecer subsídios teóricos e práticos a professores envolvidos com a aprendizagem de línguas estrangeiras em contextos telecolaborativos.
[1] Processo FAPESP: 2014/14442-8
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados na Revista da Anpoll são licenciados sob os termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Assim, os/as autores/as ou terceiros podem copiar e redistribuir o material licenciado em qualquer suporte ou formato, e remixar, transformar, ou criar a partir do material desde que sejam dados os devidos créditos ao trabalho original. Ressalta-se que a redistribuição, transformação ou criação, de iniciativa de dos/as autores/as ou de terceiros, deve mencionar a precedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume, número e data desta publicação.