O FEEDBACK EM TELETANDEM ENTRE DIFERENTES CULTURAS: A PERSPECTIVA DO EXTERIOR

Autores

  • Daniela Nogueira de Moraes Garcia Universidade Estadual Paulista- UNESP

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i42.1004

Palavras-chave:

Línguas estrangeiras, Feedback, Teletandem

Resumo

Teletandem é um contexto virtual, autônomo e colaborativo de aprendizagem de línguas estrangeiras que utiliza os recursos de escrita, voz e imagem de webcam da tecnologia VOIP (como o Skype) para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. As interações têm atraído olhares de investigação para seus variados prismas. Na comunicação autêntica e nas primeiras experiências em teletandem situo o meu interesse nos eventos de feedback entre os pares de diferentes culturas.  Os participantes de pesquisa são interagentes de uma universidade americana na qual as ações em teletandem são consolidadas nas aulas de Língua Portuguesa e incipientes nas aulas das demais línguas estrangeiras. As parcerias foram constituídas entre os americanos e falantes nativos de árabe, italiano, espanhol e turco. O presente estudo aborda uma parte de uma pesquisa de pós-doutorado[1] conduzida no exterior e apresenta os dados, sob uma metodologia qualitativa, de cunho etnográfico. Como resultado, o estudo visa oferecer subsídios teóricos e práticos a professores envolvidos com a aprendizagem de línguas estrangeiras em contextos telecolaborativos.


[1] Processo FAPESP: 2014/14442-8

 

 

Creative Commons License 
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Nogueira de Moraes Garcia, Universidade Estadual Paulista- UNESP

Departamento de Letras Modernas

Coordenadora da Área de Língua Inglesa

Downloads

Publicado

2017-05-19

Como Citar

Garcia, D. N. de M. (2017). O FEEDBACK EM TELETANDEM ENTRE DIFERENTES CULTURAS: A PERSPECTIVA DO EXTERIOR. Revista Da Anpoll, 1(42), 96–109. https://doi.org/10.18309/anp.v1i42.1004