A DESIGNAÇÃO DA SINGULARIDADE NO RESSOAR DO JOGO ENTRE A ESTRUTURA E O ACONTECIMENTO

Autores

  • Sandro Braga Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patrícia da Silva Meneghel Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i42.1030

Palavras-chave:

Arquiestrutura, Estrutura, Acontecimento, Enunciado, Singularidade

Resumo

Neste artigo discute-se a noção de estrutura e de acontecimento aproximando as perspectivas teóricas propostas por Gilles Deleuze, Michel Pêcheux e Michel Foucault. Além da desses autores, a noção de estruturalidade, de Derrida, é empreendia para a sustentação do argumento de que para existir uma estrutura é preciso haver, antes, o que o autor chama condições para a existência da estrutura, que neste artigo está sendo tratada como arquiestrutura, condição não só para a instauração da estrutura como também do enunciado, do acontecimento e da singularidade. Para isso, percorre-se o percurso teórico-metodológico no intento de pontuar o ingresso da subjetividade na linguagem a partir da perspectiva enunciativa e a abertura para os estudos do discurso. Na sequência, apresenta-se a proposta central deste trabalho buscando-se mostrar como a singularidade é designada no acontecimento que tem como ponto de emergência o enunciado fruto do ressoar da estrutura determinante. As discussões apontam a singularidade como o efeito de real, materializada no enunciado a partir do ressoar entre a estrutura e o acontecimento. Em outros termos, a singularidade está justamente na efetivação do acontecimento, atualizando-o em um contínuo incessante, mas, por outro lado, evadindo-se dele e se prolongando a outros acontecimentos descontínuos.

 

 

Creative Commons License 
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Braga, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo (UFSC-1998) e em Letras Português (UFSC-2011); mestrado em Linguística na área da análise do discurso (UFSC-2001); doutorado em Linguística no campo da filosofia da linguística (UFSC-2007). Atualmente é professor Adjunto A da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas. Na graduação, atua na área de produção textual dos gêneros da esfera acadêmica e profissional e da análise do discurso. É credenciado ao Programa de Pós-graduação em Linguística no âmbito da linha de pesquisa Linguagem: discurso, cultura escrita e tecnologia. E membro do NELA - Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada da UFSC. Interessa-se por temas de pesquisas que envolvam práticas discursivas em processos de leitura e escrita.

Patrícia da Silva Meneghel, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutora em Ciências da Linguagem, Mestre em Educação e graduada em Ciência da Computação pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Atualmente, professora titular da Universidade do Sul de Santa Catarina Presencial e Virtual, Gestora das Unidades de Aprendizagem Virtual (UAV) da UNISUL / UnisulVirtual.

Downloads

Publicado

2017-05-19

Como Citar

Braga, S., & Meneghel, P. da S. (2017). A DESIGNAÇÃO DA SINGULARIDADE NO RESSOAR DO JOGO ENTRE A ESTRUTURA E O ACONTECIMENTO. Revista Da Anpoll, 1(42), 71–85. https://doi.org/10.18309/anp.v1i42.1030