A representação linguístico-discursiva de Jesus Cristo em seu sermão sobre o cumprimento do amor a partir do Evangelho segundo São Mateus
DOI:
https://doi.org/10.18309/anp.v1i45.1061Palavras-chave:
Representação, Jesus Cristo, Religião, Sermão, BakhtinResumo
Este trabalho delimita como objeto de estudo “a representação linguístico-discursiva do sujeito enunciativo Jesus Cristo em seu sermão sobre o cumprimento do amor, a partir dos registros evangelísticos de São Mateus”. Os pontos de vista desse autor conferenciam responsividade diante dos acontecimentos registrados. Remetemo-nos a Bakhtin e o círculo para fundamentar nossa pesquisa, uma vez que a remissão ao campo da religião e ao universo cristão, com suas particularidades e símbolos, são recorrentes na produção dos estudiosos russos. O dado constitui-se de 5 (cinco) versículos bíblicos relatados por São Mateus sobre as palavras de Jesus. A exposição oral (sermão expositivo) geralmente se realiza numa situação de comunicação específica em que o orador (ou expositor) une-se, pela interação verbal, ao(s) seu(s) destinatário(s). Dessa forma, a exposição oral se caracteriza pelas diferentes formas de presença do outro, ou seja, presença de diversas vozes sociais resultantes de interações interdiscursivas. Trata-se, portanto, a pesquisa, de uma produção de cunho qualitativo-interpretativo. A versão bíblica que se adotou como suporte e referência para a composição deste trabalho foi a Bíblia de Jerusalém (Nova Edição Revista e Ampliada), cuja tradução foi realizada direto dos textos originais (hebraico e grego).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados na Revista da Anpoll são licenciados sob os termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Assim, os/as autores/as ou terceiros podem copiar e redistribuir o material licenciado em qualquer suporte ou formato, e remixar, transformar, ou criar a partir do material desde que sejam dados os devidos créditos ao trabalho original. Ressalta-se que a redistribuição, transformação ou criação, de iniciativa de dos/as autores/as ou de terceiros, deve mencionar a precedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume, número e data desta publicação.