Deslocamento para a esquerda de argumento interno nas línguas Guaikurú

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i46.1074

Palavras-chave:

Assimetrias de pessoa, Deslocamento sintático, Línguas indígenas da América do Sul

Resumo

Várias línguas indígenas da América do Sul contam com o deslocamento para a esquerda de um argumento interno.  Este deslocamento ocorre com argumentos de primeira ou segunda pessoa ou quando há saliência focal do objeto. Abordo o fenômeno nas línguas Guaikurú, faladas ente o Brasil, Argentina e Paraguai, e defendo que o argumento deslocado é movido para um especificador de TP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Filomena Sandalo, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo

Doutorado em Lingüística pela Universidade de Pittsburgh e pós-doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology. Atualmente é Professora Associada MS 5.3 no Departamento de Linguística do IEL/UNICAMP. Foi coordenadora de graduação em Linguística de 2007 a 2010 e coordenadora associada da graduação em Linguística de 2012 a 2014. É atualmente coordenadora associada do curso de Fonoaudiologia da UNICAMP. Tem experiência na área de lingüística gerativa, com ênfase em fonologia, morfologia e sintaxe. Atua nas áreas de descrição, documentação e análise de línguas indígenas brasileiras e de línguas românicas. Pesquisas recentes incluem harmonia vocálica, hierarquia de pessoa, clíticos, plurais irregulares, diminutivos, língua de classificadores numerais.

Downloads

Publicado

2018-10-01

Como Citar

Sandalo, F. (2018). Deslocamento para a esquerda de argumento interno nas línguas Guaikurú. Revista Da Anpoll, 1(46), 112–122. https://doi.org/10.18309/anp.v1i46.1074

Edição

Seção

Edição Especial comemorativa dos 30 anos do Grupo de Trabalho de Teoria da Gramática da Anpoll