Uma proposta de concepção de estilo fundada na linguística textual de Eugênio Coseriu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i45.1101

Palavras-chave:

Estilo, Texto, Coseriu

Resumo

Este trabalho, de natureza essencialmente teórica, tem como objetivo trazer à luz uma concepção de estilo a partir de uma abordagem específica dos estudos linguísticos do texto: a linguística textual coseriana. Com base nos postulados coserianos, fundamentamos nossa proposição de estilo: trata-se de um fenômeno situado no nível individual da linguagem que pode ser conceptualizado como o conjunto de procedimentos que objetivam o sentido do texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clemilton Lopes Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor de Linguística do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Juzelly Fernandes Barreto Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professora de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2018-08-22

Como Citar

Pinheiro, C. L., & Barreto Moreira, J. F. (2018). Uma proposta de concepção de estilo fundada na linguística textual de Eugênio Coseriu. Revista Da Anpoll, 1(45), 248–262. https://doi.org/10.18309/anp.v1i45.1101

Edição

Seção

SEÇÃO LINGUÍSTICA