Objeto nulo e pronome pleno na retomada anafórica em PB: uma análise em corpora escritos com características de fala

Autores

  • Gabriel de Ávila Othero Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-2060-6312
  • Sonia Maria Lazzarini Cyrino Universidade de Campinas
  • Leonardo Teixeira Madrid Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rodrigo Barreto Viana Rosito Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Giulia Rotava Schabbach Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i45.1113

Palavras-chave:

Objeto Nulo, Retomada anafórica de objeto, Pronome, Gramática do Português Brasileiro

Resumo

Neste trabalho, apresentaremos os resultados de nossa investigação sobre o fenômeno da retomada anafórica de objeto direto em PB analisando dois corpora escritos que apresentam características de oralidade e tentam se aproximar da fala: um corpus constituído de histórias em quadrinhos infantis e outro contendo postagens do Twitter. Investigamos esses corpora com dois objetivos: o primeiro é comparar duas hipóteses sobre a distribuição entre objetos nulos e pronomes (uma que leva em consideração os traços de animacidade e especificidade do antecedente do elemento anafórico e outra que considera o traço de gênero semântico do antecedente). Nosso segundo objetivo é determinar a distribuição entre objetos nulos, clíticos pronominais e pronomes plenos de 3ª pessoa na retomada anafórica de objetos diretos, para verificar se essa distribuição se aproxima mais ao que se reporta, na literatura, a estudos de língua falada ou escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriel de Ávila Othero, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto do Departamento de Linguística, Filologia e Teoria Literária e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Tem graduação em Letras Português e Letras Português/Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (2001); é especialista em Estruturas da Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2002); e concluiu seu Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS; fez Pós-Doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2009-2010). Também é editor da Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL (ISSN 1678-8931, www.revel.inf.br , Qualis B1, juntamente com Cassiano R. Haag e Cândida M. Selau) desde 2003 e é coordenador da Coleção de Linguística da Editora Vozes (juntamente com Sergio de Moura Menuzzi), desde 2014. Atua nas áreas de sintaxe (e sua interface com semântica, estrutura informacional e prosódia), gramática do português brasileiro, Teoria da Otimidade e Linguística Computacional.

Sonia Maria Lazzarini Cyrino, Universidade de Campinas

Possui Graduação em Letras Anglo Portuguesas - Universidade Estadual de Londrina (1978); Mestrado (M A) em Linguistics - University of Iowa , EUA(1986); Doutorado em Linguística - Universidade Estadual de Campinas (1994); Pós-Doutorados: University of Cambridge, Inglaterra (2009); Stony Brook University, Estados Unidos (2015). Tem o título de Livre-Docente pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Lingüística, IEL, Universidade Estadual de Campinas, onde atua como Professor Colaborador Voluntário. Sua pesquisa e orientação se concentra na área de Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Sintaxe Gerativa, Sintaxe Comparativa das línguas românicas e mudança diacrônica no português brasileiro

Leonardo Teixeira Madrid Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduando do sétimo semestre de Licenciatura em Letras, habilitação Língua Portuguesa e Língua Espanhola na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É orientando de pesquisa da professora Anamaria Kurtz de Souza Welp na área de Linguística Aplicada e é bolsista PET Letras - Programa de Ensino Tutorial.

Rodrigo Barreto Viana Rosito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Atualmente é Tutor Presencial - Alemão sem Fronteiras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Lingüística.

Giulia Rotava Schabbach, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no curso de Bacharelado em Letras - Tradutor Português e Inglês.

Downloads

Publicado

2018-08-22

Como Citar

de Ávila Othero, G., Cyrino, S. M. L., Madrid Alves, L. T., Rosito, R. B. V., & Schabbach, G. R. (2018). Objeto nulo e pronome pleno na retomada anafórica em PB: uma análise em corpora escritos com características de fala. Revista Da Anpoll, 1(45), 68–89. https://doi.org/10.18309/anp.v1i45.1113

Edição

Seção

SEÇÃO LINGUÍSTICA