A expressão morfofonológica da concordância de número variável em português brasileiro: uma proposta para a aquisição e a produção infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i45.1135

Palavras-chave:

Variação, Aquisição, Concordância de número, Psicolinguística, Teoria linguística

Resumo

Crianças brasileiras estão expostas a input de concordância de número variável (NARO, 1981; SCHERRE, 1991; SCHERRE; NARO, 1998). Explora-se, neste artigo, uma possível caracterização da representação e da produção da variação morfofonológica da concordância de número no português brasileiro. Apresentam-se os resultados de um experimento de produção eliciada conduzido com crianças em idade pré-escolar de escolas pública (EscPub) e particular (EscPriv) no Rio de Janeiro com vistas a verificar a preferência das crianças por formas redundantes (plural no artigo, no nome e no verbo) e formas não-redundantes (plural apenas no artigo), e variações entre as duas formas. EscPub não apresenta preferência em relação à concordância de número interna ao DP sujeito, enquanto EscPriv prefere a forma redundante do DP. Parte-se de um modelo procedimental da aquisição da linguagem, segundo o qual a criança extrai informação gramaticalmente relevante dos padrões morfofonológicos legíveis na interface fônica (CORRÊA, 2009, 2014). Diante de input variável, sugere-se que a representação gramatical da expressão morfofonológica de número plural estaria subespecificada, sendo, portanto, sujeita a fatores de frequência e informações de uso no momento da codificação morfofonológica na produção da linguagem (ADGER, 2007; LEVELT, 1999; YANG, 2002), o que acarretaria variação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula da Silva Passos Jakubów, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio, vinculada ao Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem  (LAPAL-PUC-Rio) e bolsista CNPq.

Letícia Maria Sicuro Corrêa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora associada do Departamento de Letras da PUC-Rio e coordenadora do Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem (LAPAL - PUC-Rio)

Downloads

Publicado

2018-08-22

Como Citar

Jakubów, A. P. da S. P., & Corrêa, L. M. S. (2018). A expressão morfofonológica da concordância de número variável em português brasileiro: uma proposta para a aquisição e a produção infantil. Revista Da Anpoll, 1(45), 47–67. https://doi.org/10.18309/anp.v1i45.1135

Edição

Seção

SEÇÃO LINGUÍSTICA