Estudos da Tradução e Estudos de Diáspora Negra: um itinerário brasileiro

Autores

  • Dennys Silva-Reis Universidade de Brasília, Pós-graduação em Literatura, Brasília, Distrito Federal, Brasil
  • Cibele de Guadalupe Sousa Araújo Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, Goiânia, Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i44.1144

Palavras-chave:

Estudos da Tradução, Diásporas Negras, Textualidades Negras, Estudos da Diáspora, População Negra

Resumo

Os estudos da Diáspora estão cada vez mais intensos no meio acadêmico brasileiro com abordagens singulares tanto nos domínios das ciências sociais quanto das ciências humanas. No que tange aos Estudos de Tradução, um movimento tímido, mas bem representativo tem surgido nos últimos anos de maneira ainda dispersa e sem uma característica unitária e reguladora. Logo, o presente artigo aborda as complexas relações entre os Estudos da Tradução e os Estudos da Diáspora Negra, propondo um itinerário brasileiro de princípios teóricos para se pensar a tradução de textos diaspóricos negros. Com esse objetivo se retoma a atualidade da questão etino-social negra no Brasil e como esta se dá no ato da tradução; defende-se a importância tanto de tradutores engajados ou não, brancos ou negros na internacionalização de textos de interesse das populações negras brasileiras; e argumenta-se a importância e a delimitação do campo Tradução e Diásporas Negras para a área Estudos da Tradução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dennys Silva-Reis, Universidade de Brasília, Pós-graduação em Literatura, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Doutorando em Literatura (POSLIT) e Mestre em Estudos da Tradução (POSTRAD) pela Universidade de Brasília (UnB). Professor, tradutor e cronista em seu blog Historiografia da tradução no Brasil (http://historiografiadatraducaobr.blogspot.com.br). Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Cibele de Guadalupe Sousa Araújo, Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, Goiânia, Goiás, Brasil

Doutora e Mestre em Letras e Linguística, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É professora da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, onde atua, desde 2008, ministrando a disciplina de Língua Estrangeira – Inglês. É autora do livro A representação do feminino na ficção de Yvonne Vera (Goiânia: PUCGO: Kelps, 2011). Goiânia, Goiás, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-04-29

Como Citar

Silva-Reis, D., & Sousa Araújo, C. de G. (2018). Estudos da Tradução e Estudos de Diáspora Negra: um itinerário brasileiro. Revista Da Anpoll, 1(44), 83–99. https://doi.org/10.18309/anp.v1i44.1144