Cartesiano, à sua maneira: entre os embustes e camuflagens de Silviano Santiago

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v47i1.1190

Palavras-chave:

Hibridismo, Fronteira, Ficção, Ensaio, Silviano Santiago

Resumo

Escritor e intelectual relevante na cena literária não apenas brasileira, Silviano Santiago é autor de uma obra que se caracteriza pela constante burla dos limites entre os gêneros literários, tais como a biografia, a autobiografia, as memórias, os ensaios, a ficção. Neste artigo, recorrendo às reflexões de Cássio Hissa acerca da noção de “fronteira” e às de Jean-François Lyotard e Eneida Souza sobre “saberes narrativos”, proponho uma breve análise do livro O falso mentiroso: memórias (2004), no qual Santiago, num processo de “contaminação” e “hibridização”, articula ensaio, crítica e ficção para refletir sobre questões caras à sua produção.
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elisa Rodrigues Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso,

é graduada em Comunicação Social/Radialismo (1998), Mestre em Estudos Literários/Teoria da Literatura (2007) e Doutora em Estudos Literários/Literatura Comparada, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolveu pesquisa de pós-doutoramento em Teoria Literária, intitulada "Textos fronteiriços e projetos literários híbridos", na Universidade Federal de Uberlândia, como pesquisadora PNPD/CAPES. Tem experiência como redatora, preparadora e revisora de textos. Atualmente, é professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal do Mato Grosso. Atua principalmente com os seguintes temas: teoria da literatura, literatura comparada, produção de conhecimento, arquivos, saberes narrativos, textos fronteiriços, literatura e outras artes, arte e política.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Moreira, M. E. R. (2018). Cartesiano, à sua maneira: entre os embustes e camuflagens de Silviano Santiago. Revista Da Anpoll, 1(47), 106–116. https://doi.org/10.18309/anp.v47i1.1190

Edição

Seção

SEÇÃO LITERATURA