Pós-crítica e o que vem depois dela

Autores

  • Wander Melo Miranda Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais,

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v47i1.1203

Palavras-chave:

Crítica literária, Pós-crítica, Crítica acadêmica universitária

Resumo

Este artigo analisa o espaço da crítica literária a partir da chamada crítica acadêmica ou universitária, diante de sua força (teórica) e seu enfraquecimento (mercadológico), a fim de esboçar algumas questões que sirvam para a reflexão dos rumos que vem tomando o que se  continua a chamar de literatura, salientando sua dimensão comunitária – pós-nacional, portanto – como condição para se pensar a possibilidade de outra forma de crítica literária e cultural na atualidade. Para essa discussão são utilizados alguns conceitos, ideias e observações como os de comunidade e imunidade (Roberto Esposito), partilha do sensível e espectador emancipado (Jacques Rancière), pós-autonomia (Josefina Ludmer), espetáculo de realidade (Reinaldo Laddaga).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wander Melo Miranda, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais,

Professor emérito da Faculdade de Letras da UFMG. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979) e doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1987). Coordenador do CA-LL do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, 2007-2009), membro do CATC/CNPq (2008-2009), consultor ad hoc do CNPq, da CAPES, FAPEMIG, FAPESP, professor titular de Teoria da Literatura da Universidade Federal de Minas Gerais aposentado, diretor da Editora UFMG (2000-2015), coordenador do projeto de pesquisa Acervo de Escritores Mineiros. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura latino-americana, literatura italiana, Graciliano Ramos, memória, modernidade e pós-modernidade, ficção contemporânea.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Miranda, W. M. (2018). Pós-crítica e o que vem depois dela. Revista Da Anpoll, 1(47), 9–17. https://doi.org/10.18309/anp.v47i1.1203

Edição

Seção

SEÇÃO LITERATURA