Produtividade lexical e produções lexicográficas em uma língua sinalizada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i48.1213

Palavras-chave:

Produtividade, Lexicografia, Libras,

Resumo

Este artigo apresenta um recorte das produções lexicográficas e terminográficas da Língua Brasileira de Sinais – Libras, emergentes no contexto acadêmico brasileiro, e os principais processos morfológicos envolvidos na expansão lexical de uma língua sinalizada. Tais processos e produtos refletem a ocorrência de neologismos coletados em espaços universitários que resultou no registro dessas novas unidades sinalizadas. Este trabalho fundamenta-se em estudos que contemplam o fenômeno da produtividade lexical com ênfase nos processos neológicos verificáveis em línguas de sinais. Apresentamos os aspectos lexicais envolvidos na formação de sinais em línguas de modalidade distinta da oral, sob o viés da Morfologia Distribuída (HALLE; MARANTZ, 1993) e os produtos lexicográficos e terminográficos produzidos em Libras na última década, e a sua importância no contexto universitário brasileiro (FARIA-NASCIMENTO, 2009; CASTRO JÚNIOR, 2014; COSTA, 2012; OLIVEIRA, 2015). Os produtos e processos observados atestam que essas línguas são plenas e vivas, ampliam-se naturalmente a fim de atender a novas necessidades comunicativas e expressivas de seus sinalizantes, a exemplo de qualquer outra língua. Pretendeu-se, com este trabalho, oferecer subsídios para a compreensão da estrutura e do funcionamento de línguas de sinais e, sob perspectiva mais abrangente, de línguas naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hadassa Rodrigues Santos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais

Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa (PUC-MG). Mestra em Linguística. Dissertação de Mestrado indicada ao Prêmio ANPOLL de Teses e Dissertações do biênio 2016-2018. Bolsista de Mestrado do CNPq (2015-2017). Sócia colaboradora da ABRALIN. Atua no campo de pesquisa da Lexicologia e Morfologia Distribuída em línguas de sinais. Pós-Graduada em Docência e Tradução e Interpretação da Libras pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP. Pesquisadora do GPETILS/INES - Grupo de pesquisa e estudos interdisciplinares em tradução, língua de sinais, linguística, artes, produção e ensino de tradução, coordenadora da linha: Linguística Cognitiva e Formal. Pesquisadora do GPEEI/UFABC - Grupo de pesquisa em Educação Especial e Inclusiva. Certificada proficiente no Ensino da Libras - Prolibras, MEC/UFSC. Certificada proficiente na Tradução e Interpretação da Libras/Português - Prolibras, MEC/UFSC. Docente convidada em Pós-Graduação Lato Sensu em Tradução e Interpretação e Docência da Libras (Uníntese, RS); Tradução e Interpretação, Libras e Educação para Surdos (Faculdade XV de Agosto); Libras: Tradução, Interpretação e Ensino (Fanese, SE). Tradutora e Intérprete de Libras na Universidade Federal do ABC (UFABC). Graduanda em Letras-Português (Estácio). Bacharel em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória.

Downloads

Publicado

2019-06-25

Como Citar

Santos, H. R. (2019). Produtividade lexical e produções lexicográficas em uma língua sinalizada. Revista Da Anpoll, 1(48), 114–123. https://doi.org/10.18309/anp.v1i48.1213

Edição

Seção

Linguística 2019