Considerações sobre semiótica pragmática: contraponto com a teorização linguística

Autores

  • Débora Liberato Arruda Hissa Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará https://orcid.org/0000-0001-6075-5585
  • Valdinar Custódio Filho Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i48.1244

Palavras-chave:

Pragmática, Semiótica, Signo, Interação, Contexto

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo discutir os princípios da Semiótica pragmática com vistas a traçar um paralelo entre essa teoria e o aparato pragmático considerado pela Linguística – particularmente, aquele que, em seus diferentes matizes, orienta as disciplinas da Enunciação. Refletimos sobre a natureza pragmática da Semiótica proposta por Charles Sanders Peirce, confrontando-a com os princípios orientadores de algumas disciplinas linguísticas. Destacamos o aspecto principal da teoria perciana – a natureza triádica do signo – para, a partir daí, identificarmos qual o escopo do termo “pragmático” em tal proposta. Mostramos como essa vertente pode ser aplicada ao estudo das diferentes semioses, a partir das matrizes do pensamento e da linguagem (SANTAELLA, 2005). Finalmente, destacamos as diferenças fundamentais entre a Linguística e a Semiótica, no que tange ao caráter pragmático, salientando que a manutenção desse caráter tal como se configura na Linguística demanda especificidades não consideradas no tratamento proposto pela Semiótica. Assumindo que a natureza multifocal do objeto de estudo dos “linguistas dos usos” – os sentidos – reclama um tratamento interdisciplinar, defendemos, que informar-se sobre como outras áreas do saber tratam dos processos de significação a partir de um recorte pragmático é necessário para aprimorar os instrumentos e métodos em Linguística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Liberato Arruda Hissa, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará

Doutora em Linguística Aplicada. Professora do programa de pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Valdinar Custódio Filho, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará

Doutor em Linguística. Professor Adjunto do curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Downloads

Publicado

2019-06-25

Como Citar

Liberato Arruda Hissa, D., & Custódio Filho, V. (2019). Considerações sobre semiótica pragmática: contraponto com a teorização linguística. Revista Da Anpoll, 1(48), 23–39. https://doi.org/10.18309/anp.v1i48.1244

Edição

Seção

Linguística 2019