O “Discurso de Outrem” em Bakhtin e o Círculo: por uma Compreensão Responsiva do Texto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v51i1.1252

Palavras-chave:

Bakhtin, Dialogismo, Compreensão Responsiva

Resumo

Este artigo apresenta as contribuições de os estudos bakhtinianos para a compreensão responsiva do enunciado/texto. Examinamos as marcas linguístico-discursivas responsáveis pela presença do discurso de outrem em comentários discentes produzidos em e-fóruns acadêmicos em um curso na modalidade de ensino a distância. Consideramos esse discurso como o responsável pelas formas de transmissão e recepção de sentidos produzidos no/para a construção do enunciado/texto dos alunos em e-fóruns. Analisamos quatro comentários discentes produzidos, como respostas a temáticas nos e-fóruns em um componente curricular direcionado para o ensino de língua portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Telma Cristina Gomes Da Silva, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba

Doutora em Linguística (PROLING/UFPB), Mestre em Letras (PPGL/UFPB) e Licenciatura em Letras (DLCV/UFPB). Pós-doutora em Letras (UAL/UFCG). Professora Tutora do DHP/CE/UFPB. Pesquisadora do Grupo de Estudo sobre Hipertexto Arquivos Eletrônicos e Tecnologia Educacional - GEHAETE - da Universidade Federal da Paraíba. 

Downloads

Publicado

2020-05-08

Como Citar

Gomes Da Silva, T. C. (2020). O “Discurso de Outrem” em Bakhtin e o Círculo: por uma Compreensão Responsiva do Texto. Revista Da Anpoll, 51(1), 48–58. https://doi.org/10.18309/anp.v51i1.1252

Edição

Seção

Estudos Linguísticos (2020)