O efeito de priming sintático na produção de sentenças ativas e passivas por crianças falantes do português brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i48.1285

Palavras-chave:

Priming Sintático, Sentenças Passivas, Aprendizagem Implícita, Produção, Crianças

Resumo

Priming sintático é a facilitação do processamento sintático do falante que ocorre quando uma estrutura sintática é repetida através de duas (ou mais) sentenças consecutivas. É possível estimular a produção de estruturas passivas (ou de estruturas infrequentes) se for dado ao falante, em um momento anterior, um prime passivo. A frequência de produção de sentenças na voz ativa, comparativamente à produção de sentenças na voz passiva, parece ser maior nas línguas. Neste trabalho, investigamos o efeito de priming sintático com crianças de 8 e 9 anos, falantes do português brasileiro, para responder se (i) o conhecimento gramatical abstrato de estruturas ativas e passivas está consolidado em crianças de 8 e 9 anos falantes de PB (Português Brasileiro); (ii) as crianças apresentam o efeito de priming sintático e aprendem com a produção de estruturas repetidas entre prime e alvo corroborando a teoria de Implicit Learning; e (iii) se o efeito de priming sintático ocorre somente com a repetição da estrutura sentencial entre prime e alvo, sugerindo que há um componente sintático da linguagem não mediado por questões semânticas ou demais questões linguísticas na gramática mental do ser humano. O efeito de priming sintático se mostrou significativo nas sentenças passivas. As crianças apresentam conhecimento abstrato de estruturas sintáticas. No entanto, parecem ter margem para “aprender” o uso dessas estruturas, sendo sensíveis ao efeito de priming sintático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Terra Texeira, Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Doutoranda em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com bolsa CNPq. Fez seu estágio de doutorado sanduíche no laboratório Haskins Laboratories, em Yale University, com bolsa CAPES. Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), com bolsa Capes. Graduada em Letras Licenciatura Português/Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com parte da graduação cursada na Universidade Autónoma de Madrid (UAM). Foi bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq-UFRGS durante a graduação.

Augusto Buchweitz, Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Professor da Escola de Ciências da Saúde, PUCRS e dos programas de pós graduação em Psicologia, em Medicina e Ciências da Saúde e em Letras, nesta universidade. Pesquisador e Coordenador de Relações Internacionais do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (www.inscer.pucrs.br). Pesquisador afiliado sênior do Haskins Laboratories, Yale University (http://haskinslabs.org/people/augusto-buchweitz). Membro fundador da Rede Nacional de Ciência para Educação (www.cienciaparaeducacao.org).

Downloads

Publicado

2019-06-25

Como Citar

Texeira, M. T., & Buchweitz, A. (2019). O efeito de priming sintático na produção de sentenças ativas e passivas por crianças falantes do português brasileiro. Revista Da Anpoll, 1(48), 64–77. https://doi.org/10.18309/anp.v1i48.1285

Edição

Seção

Linguística 2019