Conceito de Letramento e a Formação de Professores de Línguas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i49.1299

Palavras-chave:

Ação, Educação Linguística, Letramento, Literacia, Formação de Professores

Resumo

Que relevância ou utilidade tem o conceito de letramento no que tange à formação de educadores (da linguagem)? Partindo de uma definição de letramento de larga circulação entre nós, discuto dificuldades para o emprego consistente do termo. Propondo cautela ao relacionar letramento diretamente com aprendizagem, destaco a necessidade de reflexão sobre as concepções de ação pelo uso da linguagem coerentes com tomar o conceito de letramento como relevante e útil com vistas à educação linguística escolar. Para articular isso com educação linguística e formação de professores, apresento minhas convicções acerca do propósito da educação linguística escolar e do lugar da reflexão metalinguística no ensino de línguas. Alertando para uma compreensão equivocada de que os gêneros textuais[/]discursivos seriam – eles próprios – objetos de ensino, reitero a convicção de que, tendo o letramento como pronto de referência, “uma abordagem funcional e estrutu­rante” (SIMÕES; FILIPOUSKI; MARCHI, 2009, p. 49) dos gêneros permite uma arquitetura didático-pedagógica para a educação linguística escolar. Por fim, referindo propostas coletivas de organização curricular para a educação linguística escolar pautadas pela noção de letramento, argumento que iniciativas de formação devem fomentar o protagonismo de professores-autores-formadores com vistas a uma educação linguística escolar satisfatória frente às demandas e contradições da contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro de Moraes Garcez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul,

Licenciado em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestre em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutor em Educação, Cultura e Sociedade pela Universidade da Pensilvânia, EUA (1996). É professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua nas áreas de especialidade em Linguística Aplicada e Sociolinguística, na formação de educadores e em pesquisa principalmente nos seguintes temas: interação social e etnografia da produção conjunta de conhecimento, da escolarização e da formação de professores; diversidade sociolinguística, multilinguismo, mobilidade e a nova economia; políticas linguísticas; metodologia de pesquisa interpretativa. Lidera o Grupo de Pesquisa ISE ? Interação Social e Etnografia, dedicado ao estudo da conversa, da interação e da produção de conhecimento. Atua na formação inicial e continuada de educadores da linguagem. Realizou estágio de pós-doutorado (2015-2016) no Centro de Pesquisas em Educação Franco-Ontariana, Universidade de Toronto, Canadá. É editor associado do Journal of Sociolinguistics.

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Garcez, P. de M. (2019). Conceito de Letramento e a Formação de Professores de Línguas. Revista Da Anpoll, 1(49), 12–25. https://doi.org/10.18309/anp.v1i49.1299

Edição

Seção

Letramento e Transdisciplinaridade