Plurimidialidade no Mundo Digital de Alice Através do Espelho, de Paulo de Moraes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i51.1313

Palavras-chave:

Encenação, Plurimidialidade, Alice Através do Espelho, Conceptual Blending

Resumo

A versão digitalizada de Alice através do espelho (2014), de Paulo de Moraes, é uma mixagem de mídias que se concatenam ou superpõem, em cenas de musical com solos, coros, dança e, particularmente, animação gráfica, que movimenta a ação e fornece cenários. A cenografia utiliza-se de recursos do circo – malabarismos no trapézio, explosões inesperadas, escorregadores e cenários que despencam – e mais, de jogos de luzes e figurinos representativos dos seres do país das maravilhas. A partir do exame dos mecanismos utilizados para envolver a plateia, este artigo analisa o papel da imaginação na criação dos seres estranhos do universo de Carroll, com base no conceito de conceptual blending, proposto por Fauconnier e Turner (2003). Para os autores a imaginação é a mola propulsora da criatividade inerente aos seres humanos e o mecanismo básico na formação do pensamento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mail Marques de Azevedo, UNIANDRADE, Curitiba, Paraná,

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1973), graduação em Curso Superior de Música Piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1956), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1984) e doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (1999). Professora da Universidade Federal do Paraná de 1988 a 2007, faz parte atualmente do corpo docente da UNIANDRADE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura de minorias, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros autobiográficos, literatura afro-americana.e literatura pós-colonial.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Azevedo, M. M. de. (2019). Plurimidialidade no Mundo Digital de Alice Através do Espelho, de Paulo de Moraes. Revista Da Anpoll, 1(50), 140–151. https://doi.org/10.18309/anp.v1i51.1313

Edição

Seção

Estudos Literários 2019