De Oxum a Pretinha: A Nova Estética da Personagem Negra no Cenário Literário Brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i50.1323

Palavras-chave:

Literatura afro/negro-brasileira, Escritoras Negras, Olhos de Azeviche

Resumo

Este artigo tem por objetivo abordar dois contos presentes na coletânea de contos e crônicas Olhos de azeviche: dez escritoras negras que estão renovando a literatura brasileira (2017), publicada pela editora Malê. Os contos são “Das águas”, de Cristiane Sobral, e a “A Pretinha e o Pretinho”, de Taís Espírito Santo, os quais tratam de questões como a construção da identidade pela mulher negra. Para tanto, buscamos refletir sobre o campo da literatura brasileira, focalizando na vertente da literatura afro-brasileira ou negro-brasileira. Nesse sentido, discutimos como vozes de mulheres negras estão ecoando no contexto literário brasileiro, denunciando o predomínio da branquitude nesse cenário e construindo novas epistemologias. Como arcabouço teórico, utilizaremos os pensamentos de Hall (2000), Duarte (2010), Cuti (2010), Dalcastagnè (2011), entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta da Silva Calixto dos Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET/RJ, Rio de Janeiro

Mestranda em relações étnico-raciais pelo CEFET-RJ, com ênfase em linguística aplicada. Graduada em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho Industrial. 

Luciana de Mesquita Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET/RJ, Rio de Janeiro

Doutora em Letras - Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2015), Mestre em Letras - Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007), Bacharel em Letras - Tradução pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005), Licenciada em Letras - Língua Inglesa e Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004/2003). Docente de Língua Inglesa e Língua Portuguesa do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), com atuação no Bacharelado em Turismo (Campus Petrópolis) e no Mestrado em Relações Étnico-Raciais (Campus Maracanã). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em campos como os Estudos da Tradução, os Estudos Literários e os Estudos Culturais, principalmente no que diz respeito a questões relativas à diáspora africana, além do Ensino de Língua Inglesa.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Marcilio, C. M., Santos, R. da S. C. dos, & Silva, L. de M. (2019). De Oxum a Pretinha: A Nova Estética da Personagem Negra no Cenário Literário Brasileiro. Revista Da Anpoll, 1(50), 37–48. https://doi.org/10.18309/anp.v1i50.1323

Edição

Seção

Estudos Literários 2019