Estratégias sociorretóricas para proposição de pesquisa na cultura disciplinar de química: uma análise de projetos de pesquisa de experts

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v51i2.1393

Palavras-chave:

Projeto de pesquisa, Química, Pesquisa prévia, Lacuna de pesquisa, Problemas do mundo real

Resumo

Neste artigo, propomos uma análise dos passos retóricos “Relatando pesquisa prévia”, “Indicando lacuna de pesquisa” e “Indicando problemas do mundo real” em projetos de pesquisa escritos por pesquisadores experientes da área de Química, buscando compreender sua relação com o estabelecimento da relevância da pesquisa. Os resultados mostram que o relato de pesquisas prévias é uma estratégia bastante importante e que permite contextualizar o projeto dentro das discussões e dos procedimentos já realizados anteriormente. As ocorrências da indicação de lacuna revelam a ênfase dada aos procedimentos metodológicos que devem ser modificados, e à insuficiência de pesquisas sobre determinados tópicos. Por fim, a indicação de problemas do mundo real evidencia o fato de que as pesquisas devem se preocupar em resolver problemas práticos do mundo, aliando o mundo acadêmico ao mundo social.

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Biografia do Autor

Francisco Alves Filho, Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí,

Professor da Coordenação de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-graduação em Letras (UFPI), da área de Linguística e Língua Portuguesa

Carolina Áurea Cunha Rio Lima, Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí,

Professora substitura da Coordenação de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Piauí, da área de Língua e Literatura Francesa e de Linguística

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Publicado

2020-09-09

Como Citar

Alves Filho, F., & Rio Lima, C. Áurea C. (2020). Estratégias sociorretóricas para proposição de pesquisa na cultura disciplinar de química: uma análise de projetos de pesquisa de experts. Revista Da Anpoll, 51(2), 139–152. https://doi.org/10.18309/anp.v51i2.1393