Agir social e dimensão (inter)cultural: desafios à proposta de produção de sequências didáticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v51i2.1404

Palavras-chave:

Agir Social, Dimensão (Inter)cultural, Capacidades de Linguagem

Resumo

O ensino de língua estrangeira/língua adicional com base em gêneros pode contribuir para que o/a estudante seja capaz de agir pela linguagem, na forma oral ou escrita, bem como apropriar-se de conhecimentos (inter)culturais. Assim, investigamos se o material didático produzido para o Centro de Línguas Estrangeiras Modernas do Estado do Paraná, composto por dezesseis sequências didáticas (SD), pode promover um ensino e aprendizagem capaz de potencializar tanto o desenvolvimento de conhecimentos (inter)culturais quanto das capacidades de linguagem (CL). Com vistas a atingir esse objetivo, examinamos, inicialmente, os quadros-sumário das dezesseis SD com base em categorias analíticas da dimensão (inter)cultural. Em seguida, analisamos se as atividades de uma dessas SD potencializam o desenvolvimento de conhecimentos constitutivos das categorias analíticas e de CL. Os resultados indicam que os elementos dos quadros-sumário, bem como as atividades da SD contemplam as categorias (inter)culturais e seus conhecimentos, oportunizando ao/a professor/a e aos/as estudantes um ensino e aprendizagem que tem o agir social como eixo organizador. Dessa forma, o agir social com a linguagem potencializa o desenvolvimento tanto de conhecimentos (inter)culturais quanto de CL.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marileuza Ascencio Miquelante, Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão, Paraná,

Professora da Universidade Estadual do Paraná, Câmpus de Campo Mourão (Unespar). Graduada em LETRAS pela Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão (1990). Mestre em Linguística Aplicada na área de Ensino e Aprendizagem de Segunda Língua e Língua Estrangeira pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2019). Participa dos grupos de pesquisa: Linguagem, Desenvolvimento, Educação e suas Relações - LIDERE - UNESPAR/câmpus de Campo Mourão e Linguagem e Educação - UEL, cadastrados no CNPq. 

Vera Lucia Lopes Cristovão, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná,

Professora associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL), membro do Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEL) e líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (desde 2002). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado (1996) e doutorado (2002) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação da PUC-SP.

Claudia Lopes Pontara, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná,

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pelo Centro de Pós-Graduação da Universidade da Cidade de Nova York (GC CUNY-NY/USA). Mestre em Estudos da Linguagem pela UEL.Possui graduação em Letras Anglo- Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1990) e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2014). Especialista em Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Atuou na Educação Pública do Estado do Paraná, como professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa dos Ensinos Fundamental II e Médio, bem como na Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Publicado

2020-09-09

Como Citar

Miquelante, M. A., Cristovão, V. L. L., & Pontara, C. L. (2020). Agir social e dimensão (inter)cultural: desafios à proposta de produção de sequências didáticas. Revista Da Anpoll, 51(2), 153–174. https://doi.org/10.18309/anp.v51i2.1404