O sertão como Paisagem: a relação subjetiva do espaço em Galileia, de Ronaldo Correia de Brito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v51i3.1438

Palavras-chave:

Ronaldo Correia de Brito, Galileia, Sertão, Paisagem literária, Michael Jakob

Resumo

Este artigo pretende analisar as relações entre subjetividade e espaço no romance Galileia (2009), de Ronaldo Correia de Brito. Nessa obra, percebemos que a descrição do sertão, espaço onde transcorre a narrativa, é mediada pela psicologia do narrador-protagonista, cujos estados emocionais direcionam a apreensão e a criação de uma Paisagem literária, segundo terminologia de Michael Jakob. Assim, o nosso objetivo é demonstrar como são construídas as imagens espaciais, utilizando, para tanto, as concepções de Jakob, para quem a Paisagem literária é marcada pelas relações de subjetividade e de distanciamento do sujeito em relação à natureza. A fim de explicitar a construção da espacialidade em Galileia, também utilizaremos o conceito de cronotopo, de Bahktin (1988), e de memória-acontecimento, de Mariana Luz Pessoa de Barros (2011).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Carolina Negrão Berlini de Andrade, Universidade Regional do Cariri, Missão Velha, Ceará,

Possui graduação em Letras Português/Italiano pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Assis (2007), mestrado em Letras/Teoria da Literatura pela UNESP, Campus de São José do Rio Preto (2010), onde desenvolveu a dissertação 'Trans-formações (a)temporais em Il Decameron: de Pasolini a Boccaccio'. Em 2016 obteve o título de Doutora pelo programa de pós-graduação em Letras/Estudos literários da UNESP, Campus de Araraquara, com a tese 'Do árido, a estética', cujo objetivo foi estudar a representação temática e formal da aridez no romance 'Galileia' (2009), de Ronaldo Correia de Brito. Desde fevereiro de 2017 leciona na Universidade Regional do Cariri (URCA) como professora temporária de Teoria da Literatura. Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura, Teoria Literária, Cinema e Diálogos intersemióticos.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Negrão Berlini de Andrade, A. C. (2020). O sertão como Paisagem: a relação subjetiva do espaço em Galileia, de Ronaldo Correia de Brito. Revista Da Anpoll, 51(3), 157–166. https://doi.org/10.18309/anp.v51i3.1438

Edição

Seção

Estudos Literários (2020)