Clarice: um estudo sobre o tempo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v51iesp.1515

Palavras-chave:

Clarice Lispector, Tempo, Perto do coração selvagem, Água viva

Resumo

O artigo abaixo tem como objetivo discutir o tempo em dois romances clariceanos: Perto do coração selvagem (1944) e Água viva (1973). A discussão sobre o tempo em Clarice não será norteada pela dicotomia tempo psicológico versus tempo cronológico e sim pelo tratamento dado ao tempo nos dois romances separados por 29 anos: o tempo como deus, personagem e tema. A discussão está centrada em três principais características do tempo nos dois romances: o tempo do tempo em si, a tentativa de apropriação do tempo e a relação entre criação e o instante-já.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Ferreira de Freitas, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará,

Concluiu doutorado em Teoria Literária, na Universidade Federal de Santa Catarina, em 2007, e pós-doutorado em Estudos da Tradução, na Vrije Universiteit Brussel, em 2018. É atualmente professora na Universidade Federal do Ceará, onde atua na área de literatura inglesa e Estudos Literários da Tradução. Desenvolve atualmente as pesquisas:Tradução Comentada e Anotada; e Internacionalização da literatura brasileira: Machado de Assis, Clarice Lispector, Guimarães Rosa e Graciliano Ramos. É uma das fundadoras e atual coordenadora da POET - Pós-Graduação em Estudos da Tradução (UFC), coordenadora do GT de Estudos da Tradução da ANPOLL, gestão 2018-2020, membro da CLIV (Centrum voor Literatuur in vertaling) desde 2017.

Antônio Gomes Souza Filho, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará,

Antonio Gomes de Souza Filho concluiu o Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará em 2001 com a realização de estágio sanduíche no MIT-EUA durante o ano de 2000. Atualmente é Prof. Associado IV do Departamento de Física da UFC e Bolsista de produtividade do CNPq, nível 1A e Membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Recebeu, da Presidência da República do Brasil, a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico - Classe Comendador. Já atuou como pesquisador visitante das Universidades de Tohoku (Japão), no MIT (EUA), e na Universidade de Lyon-1 (França), e na UNICAMP. Foi agraciado em 2009 com o prêmio Somiya Award da International Union of Materials Research Societies. Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará de 2016 a 2019.  Atua na área de física da matéria condensada com ênfase em nanociência e nanotecnologia.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

Ferreira de Freitas, L., & Gomes Souza Filho, A. (2020). Clarice: um estudo sobre o tempo. Revista Da Anpoll, 51(esp), 26–31. https://doi.org/10.18309/anp.v51iesp.1515

Edição

Seção

Escritores e escritoras de Língua Portuguesa: Clarice Lispector