O papel de uma tarefa de conscientização gramatical em uma sequência de tarefas focadas
DOI:
https://doi.org/10.18309/ranpoll.v53i1.1610Palavras-chave:
Aprendizagem explícita, Tarefa de conscientização gramatical, Tarefas focadas, Wh-questionsResumo
Este artigo analisa o papel da informação explícita na aprendizagem de wh-questions com função de sujeito e objeto em uma sequência de tarefas. Duas sequências de tarefas focadas (ELLIS, 2003) foram elaboradas para conter insumo encharcado e destacado de wh-questions na função de sujeito e objeto. As atividades foram as mesmas, exceto pela tarefa de conscientização gramatical (TCG) em uma das sequências, que foi planejada para promover o conhecimento explícito dos alunos sobre as estruturas-alvo. Duas turmas de estudantes de ensino médio, estudando inglês como língua estrangeira, participaram do estudo. Os dados foram coletados por meio de um pré- e um pós-teste que solicitaram a produção e o reconhecimento das estruturas. O desempenho dos grupos foi comparado e os resultados mostraram que a sequência de tarefas contendo a TCG não foi promissora, possivelmente devido aos fatores internos dos aprendizes, que podem reduzir a importância do conhecimento explícito no processo de aprendizagem de língua estrangeira.
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