Affordances da COIL para a internacionalização do ensino superior

um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/ranpoll.v53i1.1615

Palavras-chave:

COIL, Internacionalização em casa, Tecnologias, Sul Global

Resumo

O estudo analisa as affordances da abordagem COIL – Collaborative Online International Learning – para a internacionalização do ensino superior com base nas Epistemologias do Sul (SANTOS, 2007) e na perspectiva de affordances (VAN LIER, 2004). Os dados provêm de questionários, entrevistas e notas de campo e são analisados por meio do referencial de affordances. Os resultados apontam que as affordances da COIL são: 1) o uso/prática/aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior, 2) o fortalecimento de relações sul-sul, 3) o pensamento crítico, 4) o letramento digital e a competência e habilidades interculturais. Por outro lado, os desafios da COIL são: 1) o planejamento de acordo com calendário acadêmico das instituições envolvidas, 2) a escolha de tecnologia compatível e 3) o suporte institucional apropriado. O estudo conclui que a COIL tem potencial para fomentar a internacionalização em casa num formato contra-hegemônico no Sul Global.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto Hildeblando Júnior, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil

Mestre em Educação (UFES).

Kyria Rebeca Finardi, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil

Doutora em Inglês (UFSC).

Michele El Kadri, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil

Doutora em Estudos da Linguagem (UEL).

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Publicado

2022-04-30

Como Citar

Hildeblando Júnior, C. A., Finardi, K. R., & El Kadri, M. (2022). Affordances da COIL para a internacionalização do ensino superior: um estudo de caso. Revista Da Anpoll, 53(1), 253–272. https://doi.org/10.18309/ranpoll.v53i1.1615

Edição

Seção

Estudos Linguísticos (2022)