Significados multimodais

a tipografia em picturebooks publicados no website Vooks

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/ranpoll.v55.1826

Palavras-chave:

Multimodalidade, Tipografia, Picturebooks

Resumo

Composições visuais fazem parte da sociedade Ocidental desde o início da civilização. Elas evoluíram devido aos avanços tecnológicos e agora encontram-se mais visuais do que nunca com o uso de imagens, cores, layout e tipografia. A última tem recebido a atenção de teóricos como van Leeuwen (2006), Serafini e Clausen (2012) e Silva e Barbosa (2020). Seu potencial pode ser visto em picturebooks – um material literário e multimodal bastante utilizado em contextos educacionais (Serafini, 2014). Portanto, esta pesquisa investigou o potencial semiótico da tipografia em picturebooks contemporâneos no intuito de compreender os possíveis significados da sua organização. Cinco picturebooks publicados no site Vooks foram selecionados e quatro partes – capa, páginas de narração, processos verbais e mentais – foram analisadas. Depois, suas tipografias foram descritas com base nas categorias propostas por van Leeuwen (2006) e Serafini e Clausen (2012). Os resultados apontaram que a tipografia possui o potencial de definir visualmente o participante que está ‘falando’ assim como estabelecer relações com o próprio significado da palavra. Por exemplo, a tipografia da palavra ‘pulou’ foi organizada como se as letras estivessem pulando. Assim, destacar aspectos como peso, tamanho, enquadramento pode contribuir para a conscientização de que a tipografia pode expressar significados que vão além do verbal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Sousa Santos, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Letras Inglês pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Durante a graduação, desenvolveu pesquisas através da Iniciação Científica Voluntária (ICV) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), bem como foi professora bolsista do Idiomas sem Fronteiras (IsF). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada. Possui interesse de pesquisa em Semiótica Social, Multimodalidade, Multiletramentos, Letramento Visual, Aquisição da Linguagem e Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira. É membro do Grupo de Estudos em Multimodalidade, Tecnologias e Educação (GEMTE).

Vânia Soares Barbosa, Universidade Federal do Piauí

Vânia Soares Barbosa é doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Birmigham, Inglaterra. Atua como professora Adjunta na Coordenação de Letras Estrangeiras, na Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase no ensino de língua inglesa e formação de professores, leitura, história da língua inglesa, multimodalidade e multiletramentos. Coordena o Grupo de Estudos em Multimodalidade, Tecnologia e Ensino – GEMTE UFPI. Seus interesses de pesquisa são principalmente: ensino de línguas estrangeiras, análise e produção de materiais didáticos, semiótica social /multimodalidade e tradução intersemiótica. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5816-1064.

Referências

ADAMI, Elisabetta. Multimodality. In: GARCIA, Ofelia; FLORES, Nelson; SPOTTI, Massimiliano. Oxford handbook of language and society. Oxford: Oxford University Press, 2016. p. 451-472.

ARRUDA, Mariana Oliveira Martins de; SANTOS, Maria Eduarda Sousa; BARBOSA, Vânia Soares. Multimodalidade em livros acadêmico-científicos: o uso de características tipográficas em capas e sumários. Kiri-Kerê - Pesquisa em Ensino, v. 1, n. 8, p. 65-83, aug. 2022. Available from: https://periodicos.ufes.br/kirikere/article/view/37956. Accessed in: 10 sep. 2022.

BARBOSA, Vânia Soares. Multimodalidade e letramento visual: Uma proposta de intervenção pedagógica para integrar as habilidades de ler e ver no processo de ensino e aprendizagem de Inglês como língua estrangeira. 2017. 416 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2017.

BRENNAN-NELSON, Denise; WEISER, Florence. Mae the Mayfly. Ann Arbor: Sleeping Bear Press, 2020. Available from: https://watch.vooks.com/videos/mae-the-mayfly. Accessed in: 12 feb. 2022.

BURNETT, Frances Hodgson. The secret garden. New York; Oxford: Oxford University Press, 1993.

CALLOW, Jon; ZAMMIT, Katina. Visual literacy: From picture books to electronic texts. In: MONTEITH, Moira. Teaching primary literacy with ICT. Buckingham; Philadelphia: Open University Press, 2002. p. 188-201.

HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1985.

JEFFERS, Olivers. A child of books. Massachusetts: Candlewick Press, 2016.

KANG; Anna; WEYANT, Christopher. I am (not) scared. San Francisco: Two Lion, 2017. Available from: https://watch.vooks.com/videos/i-am-not-scared. Accessed in: 12 feb. 2022.

KIZER, Katie. Be big: Beatrice’s first day at school. Washington: Storybook Genius, 2018. Available from: https://watch.vooks.com/videos/be-big-beatrices-first-day-of-first-grade. Accessed in: 12 feb. 2022.

KRESS, Gunther. Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. New York: Routledge, 2010.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: The grammar of visual design. 1st ed. London: Routledge, 1996.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: The grammar of visual design. London: Routledge, 2006.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: The grammar of visual design. 3rd ed. London: Routledge, 2021.

MACHIN, David. Introduction to multimodal analysis. London: Hodder Arnold, 2007.

MACLEAR, Kyo; ARSENAULT, Isabelle. Spork. Toronto: Kids Can Press, 2011. Available from: https://watch.vooks.com/videos/spork. Accessed in: 12 feb. 2022.

SCHWEBS, Ture. Affordances of an App: a reading of The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore. Barnelitterært Forskningstidsskrift, v. 5, n. 1, p. 1-11, mar. 2014. Available from: https://www.idunn.no/doi/10.3402/blft.v5.24169. Accessed in: 29 apr. 2022.

SERAFINI, Frank. Reading the visual: An introduction to teaching multimodal literacy. New York; London: Teachers College Columbia University, 2014.

SERAFINI, Frank; CLAUSEN, Jennifer. Typography as a Semiotic Resource. Journal of Visual Literacy, v. 31, n. 2, p. 1-16, jan. 2012. Available from: https://asu.elsevierpure.com/en/publications/typography-as-semiotic-resource. Accessed in: 02 feb. 2022.

SERAFINI, Frank; KACHORSKY, Dani; AGUILERA, Earl. Picture books in the digital age. The Reading Teacher, v. 69, n. 5, p. 509-512, mar./apr. 2016. Available from: https://ila.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/trtr.1452. Accessed in: 19 apr. 2022.

SILVA, Cristiana Barbosa Nunes da; BARBOSA, Vânia Soares. O uso da tipografia nas interfaces de jogos: uma leitura multimodal. Texto Digital, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 266-280, jan./jul. 2020. Available from: https://doi.org/10.5007/1807-9288.2020v16n1p266. Accessed in: 28 apr. 2022.

SIPE, Lawrence. Picturebooks as aesthetic objects. Literacy Teaching and Learning: An International Journal of Early Reading and Writing, v. 6, n. 1, p. 23-42, 2001. Available from: https://www.semanticscholar.org/paper/Picturebooks-as-Aesthetic-Objects-Sipe/18b63cb93fdcba215c5fd6a8474d5a15d7a87faa. Accessed in: 21 apr. 2022.

STAFFORD, Tim. Teaching visual literacy in the primary classroom: Comic books, film, television and picture narratives. London; New York: Routledge, 2011.

SUNDY, Jonathan. Earth Yay. Portland: Vooks Inc, 2021. Available from: https://watch.vooks.com/videos/earth-yay. Accessed in: 12 feb. 2022.

VAN LEEUWEN, Theo. Multimodality. In: SIMPSON, James (ed.). The routledge handbook of applied linguistics. London: Routledge, 2011. p. 668-682.

VAN LEEUWEN, Theo. Towards a semiotic of typography. Information Design Journal, v. 14, n. 2, p. 139-55, jan. 2006. Available from: https://www.jbe-platform.com/content/journals/10.1075/idj.14.2.06lee. Accessed in: 02 feb. 2022.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

Santos, M. E. S., & Soares Barbosa, V. (2024). Significados multimodais: a tipografia em picturebooks publicados no website Vooks. Revista Da Anpoll, 55, e1826. https://doi.org/10.18309/ranpoll.v55.1826

Edição

Seção

Estudos Linguísticos