Plano de texto e organização tópica em redação do Enem

pontuando contribuições para o ensino de produção textual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/ranpoll.v54i1.1899

Palavras-chave:

Plano de texto, Organização tópica, Redação do Enem, Ensino

Resumo

Este artigo tem como objetivo mais amplo promover uma articulação entre os critérios analíticos, o plano de texto (ADAM, 2019) e a organização tópica (SÁ, 2018), visando favorecer o trabalho pedagógico de desenvolvimento de habilidades de argumentação na produção de textos, como a redação do Enem. Para isso, propomos uma interface entre a Análise Textual dos Discursos, para tratar de plano de texto, com a Linguística Textual, para organização tópica, como uma estratégia relevante para o processo de ensino e aprendizagem de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio. Ancorados nessas vertentes, realizamos análise de uma Redação avaliada com nota mil pela banca de correção do certame, em que procuramos demonstrar concretamente como os parâmetros analíticos podem se entrecruzar. Essa proposta pode beneficiar o trabalho docente, na medida em que o exercício de análise do plano de texto articulado à organização tópica está comprometido com o desenvolvimento da habilidade de organização de ideias e do modo de argumentar em defesa de um ponto de vista.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Silva, A. A. da, Sá, K. B. de, & Santos, S. A. dos. (2023). Plano de texto e organização tópica em redação do Enem: pontuando contribuições para o ensino de produção textual. Revista Da Anpoll, 54(1), e1899. https://doi.org/10.18309/ranpoll.v54i1.1899

Edição

Seção

Dossiê temático: Linguística textual: perspectivas interdisciplinares