Plano de texto e organização tópica em redação do Enem
pontuando contribuições para o ensino de produção textual
DOI:
https://doi.org/10.18309/ranpoll.v54i1.1899Palavras-chave:
Plano de texto, Organização tópica, Redação do Enem, EnsinoResumo
Este artigo tem como objetivo mais amplo promover uma articulação entre os critérios analíticos, o plano de texto (ADAM, 2019) e a organização tópica (SÁ, 2018), visando favorecer o trabalho pedagógico de desenvolvimento de habilidades de argumentação na produção de textos, como a redação do Enem. Para isso, propomos uma interface entre a Análise Textual dos Discursos, para tratar de plano de texto, com a Linguística Textual, para organização tópica, como uma estratégia relevante para o processo de ensino e aprendizagem de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio. Ancorados nessas vertentes, realizamos análise de uma Redação avaliada com nota mil pela banca de correção do certame, em que procuramos demonstrar concretamente como os parâmetros analíticos podem se entrecruzar. Essa proposta pode beneficiar o trabalho docente, na medida em que o exercício de análise do plano de texto articulado à organização tópica está comprometido com o desenvolvimento da habilidade de organização de ideias e do modo de argumentar em defesa de um ponto de vista.
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