O silêncio em Herberto Helder
DOI:
https://doi.org/10.18309/ranpoll.v55.1952Palavras-chave:
Silêncio, Enigma, Rosto, Herberto HelderResumo
Neste ensaio, investiga-se o silêncio como tema e negatividade estruturante da palavra poética na obra de Herberto Helder. Como elemento irradiador da forma, o silêncio é aproximado de outros significantes frequentes na obra do poeta português, tais como “verdade”, “enigma”, “rosto”, “morte” e “livro”. Para fundamentar a investigação, recorre-se, primeiramente, à diferença entre nome (onoma) e discurso (logos), tal como formulada por Giorgio Agamben, em A ideia da prosa. Além disso, recorre-se, pontualmente, aos conceitos de silêncio e de ausência de livro, formulados por Maurice Blanchot. A seguir, percorre-se o ensaio Uma espécie de crime, de Manuel de Freitas, visando a detectar as diversas noções de “silêncio” e de “rosto” em Herberto Helder. A partir da aproximação entre o pensamento de Hofmannsthal a respeito do silêncio na escrita poética e a obra do poeta português, delimita-se a singularidade do silêncio da poesia. Por fim, lança-se um olhar panorâmico sobre o silêncio na obra de Herberto Helder, a partir de um de seus últimos livros, intitulado A morte sem mestre.
Downloads
Referências
ABRIL: Revista de Reflexão Socialista. Lisboa: Associação de Cultura Fraternidade Operária, 1978, n. 1. Disponível em: https://www.cd25a.uc.pt/media/pdf/Biblioteca%20digital/PPs/Abril%20Nreg%20491%202648%20N1_1978%20net.pdf. Acesso em: 22 fev. 2024.
AGAMBEN, Giorgio. Ideia da prosa. 1. ed. Tradução de João Barreto. Lisboa: Cotovia, 1999.
BLANCHOT, Maurice. A conversa infinita 3: a ausência de livro, o neutro, o fragmentário. São Paulo: Escuta, 2010.
BLANCHOT, Maurice. A escritura do desastre. 1. ed. Tradução de Eclair Antônio Almeida Filho. São Paulo: Lumme Editor, 2016.
HELDER, Herberto. Cobra. Lisboa: & etc, 1977.
HELDER, Herberto. Photomaton & Vox. Porto: Porto Editora, 2013.
HELDER, Herberto. Poemas completos. Porto: Porto Editora, 2014.
HOFMANNSTHAL, Hugo Von. Uma carta – A Carta de Lord Chandos. 1. ed. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Chão da Feira, 2012.
FREITAS, Manuel de. Uma espécie de crime: Apresentação do rosto de Herberto Helder. Lisboa: Alambique, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista da Anpoll
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista da Anpoll são licenciados sob os termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Assim, os/as autores/as ou terceiros podem copiar e redistribuir o material licenciado em qualquer suporte ou formato, e remixar, transformar, ou criar a partir do material desde que sejam dados os devidos créditos ao trabalho original. Ressalta-se que a redistribuição, transformação ou criação, de iniciativa de dos/as autores/as ou de terceiros, deve mencionar a precedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume, número e data desta publicação.