ENTRE A MEMÓRIA E O DESEJO DAS CIDADES INVISÍVEIS: A CENOGRAFIA DO DISCURSO LITERÁRIO

Autores

  • Ernani Cesar de Freitas Universidade de Passo Fundo
  • Fabiane Verardi Burlamaque Universidade de Passo Fundo
  • Débora Facin Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i35.655

Palavras-chave:

Cidades invisíveis. Cenografia. Hipertexto. Inovação. Literatura

Resumo

A temática deste artigo propõe o pensar e o produzir inovação na área dos estudos literários. O objetivo foi analisar a(s) cenografia(s) da obra As cidades invisíveis, de Calvino, a(s) qual(is) se constroem de forma não linear, mediante o reconhecimento que o hipertexto se faz presente em um escrito impresso, utilizando conceitos sobre cenografia (MAINGUENEAU, 2006) e hipertexto (LÉVY, 2009;  LÉVY, 2010). O estudo mostra que é preciso repensar o convencionalismo utópico de que o texto literário se sustenta na linearidade

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Biografia do Autor

Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Letras (PUCRS), com pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/LAEL); professor do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo

Fabiane Verardi Burlamaque, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Letras (Teoria Literária) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; professora do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo

Débora Facin, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo

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Publicado

2013-12-15

Como Citar

Freitas, E. C. de, Burlamaque, F. V., & Facin, D. (2013). ENTRE A MEMÓRIA E O DESEJO DAS CIDADES INVISÍVEIS: A CENOGRAFIA DO DISCURSO LITERÁRIO. Revista Da Anpoll, 1(35), 283–307. https://doi.org/10.18309/anp.v1i35.655