QUANDO AS CRIANÇAS PASSAM A ENTENDER QUE DOIS TEXTOS QUEREM DIZER O MESMO, AINDA QUE AS PALAVRAS NELES CONTIDAS SEJAM DIFERENTES?
DOI:
https://doi.org/10.18309/anp.v1i37.776Palavras-chave:
Leitura, Recepção leitora, Paráfrase, Consciência textualResumo
Este artigo discute quando leitores iniciantes passam a distinguir o texto tal como escrito do(s) seu(s) possível (eis) sentido(s). Inicialmente, reorientou-se a atuação docente, sugerindo-se o “pensar alto em grupo” (ZANOTTO; PALMA, 2008), como instrumento pedagógico e como metodologia de pesquisa. O estudo desenvolveu-se em 2011, envolvendo 57 crianças. As práticas leitoras propostas foram filmadas e transcritas. As conclusões indicam que discutir em grupo e interpretar/produzir paráfrases propicia a construção intersubjetiva do conhecimento, facilitando a emergência da consciência textual.
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