ACONTECIMENTO E MEMÓRIA (2): ENCONTRO DE GÊNEROS DISCURSIVOS QUE (RE)CONTAM A HISTÓRIA DE UM BRASIL-AINDA-COLÔNIA

Autores

  • Décio Rocha Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i37.779

Palavras-chave:

Cenografia, Gêneros do discurso, Duplo quadro cênico, Inconfidência Mineira

Resumo

Este artigo procede a uma releitura de textos publicados em diferentes jornais brasileiros como desdobramento de evento ocorrido em Ouro Preto, Minas Gerais, aos 21 de abril de 1999. Será interrogado o modo pelo qual se articulam gênero do discurso e cenografia (MAINGUENEAU, 1989) nesses textos captados pela mídia, buscando-se responder às dificuldades criadas em torno de três tópicos centrais: (i) suposta presença de um duplo quadro cênico nesses textos; (ii) distância entre a referida dupla configuração cênica e os fenômenos de hibridismo de gêneros, que parecem antes remeter à noção de cenografia; (iii) papel desempenhado pela cenografia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Décio Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui Graduação em Português-Literaturas pela Universidade Gama Filho; Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Complementação Pedagógica em Língua Francesa pela Universidade Santa Úrsula; Mestrado em Letras pela PUC-RJ; D.E.A. em Sciences du Langage - Université Paris III Sorbonne-Nouvelle; e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Atualmente é Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Rocha, D. (2014). ACONTECIMENTO E MEMÓRIA (2): ENCONTRO DE GÊNEROS DISCURSIVOS QUE (RE)CONTAM A HISTÓRIA DE UM BRASIL-AINDA-COLÔNIA. Revista Da Anpoll, 1(37), 180–198. https://doi.org/10.18309/anp.v1i37.779