A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM DICIONÁRIOS ESCOLARES: O ESTADO DA ARTE

Autores

  • Américo Venâncio Lopes Machado Filho Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i37.782

Palavras-chave:

Variação linguística, Léxico, Dicionários escolares brasileiros

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo discutir o estado da arte no que concerne ao registro da variação linguística em dicionários escolares brasileiros contemporâneos, nomeadamente nos que se destinam ao ensino médio, com vistas a estabelecer um diagnóstico e, consequentemente, uma estratégia de ação, associada a um trabalho lexicográfico renovado para o adequado tratamento da variação lexical em língua portuguesa. 

 

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Biografia do Autor

Américo Venâncio Lopes Machado Filho, Universidade Federal da Bahia

Possui Graduação em Letras Inglês pela Universidade Católica de Salvador; Especialização em Literatura Comparada pelo Instituto Erasmus; Especialização em Administração Hoteleira pela Universidade Federal da Bahia. Mestrado em Letras Linguística pela Universidade Federal da Bahia; Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia; Pós-Doutorado na Universidade de Coimbra e na Université Paris 13. Atualmente é Professor Associado de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2014-12-19

Como Citar

Machado Filho, A. V. L. (2014). A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM DICIONÁRIOS ESCOLARES: O ESTADO DA ARTE. Revista Da Anpoll, 1(37), 233–246. https://doi.org/10.18309/anp.v1i37.782