Formações discursivas na propaganda eleitoral: o caso do plebiscito para a criação do Estado de Carajás
DOI:
https://doi.org/10.18309/anp.v1i39.907Palavras-chave:
Análise do Discurso, Formações discursivas, Propaganda EleitoralResumo
Este trabalho reflete sobre as formações discursivas presentes nas propagandas eleitorais das duas frentes políticas em disputa no Plebiscito 2011, que decidiria sobre a divisão do estado do Pará para criação dos estados de Carajás e Tapajós. As análises tiveram como base a Análise do Discurso francesa, metodologia que permitiu a pesquisa relacionar os discursos presentes nas propagandas com as dinâmicas territoriais das regiões sul e sudeste do Pará, levando à conclusão de que as formações discursivas produzidas pelas duas frentes em disputa se configuram como concorrentes, mas pertencem à mesma formação ideológica, ancorada na manutenção do poder político e econômico dos mesmos grupos sobre a região.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados na Revista da Anpoll são licenciados sob os termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Assim, os/as autores/as ou terceiros podem copiar e redistribuir o material licenciado em qualquer suporte ou formato, e remixar, transformar, ou criar a partir do material desde que sejam dados os devidos créditos ao trabalho original. Ressalta-se que a redistribuição, transformação ou criação, de iniciativa de dos/as autores/as ou de terceiros, deve mencionar a precedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume, número e data desta publicação.