Cultura e organizações: a atividade de trabalho em editoriais de jornal de empresa

Autores

  • Gislene Haubrich Universidade FEEVALE
  • Ernani Cesar de Freitas Universidade FEEVALE

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i39.908

Palavras-chave:

Cultura, Cultura Organizacional, Editoriais, Discurso, Trabalho

Resumo

O trabalho ordena as sociedades perante a ação humana. Com base nesse pressuposto, o artigo tem como objetivo analisar a imbricação da cultura à cultura organizacional mediante o ato de linguagem manifesto em editoriais de jornal da empresa Hera. A partir da noção de cultura na contemporaneidade, com enfoque ao mundo do trabalho (HALL, 2003; ANTUNES, 2009), busca-se estabelecer um diálogo com o entendimento da cultura organizacional perante os saberes (SCHWARTZ; DURRIVE, 2007), os elementos ideológicos (MORGAN, 2011) e os mecanismos de conduta (GEERTZ, 2008). A análise, denominada teórico-ergo-discursiva, está ancorada na teoria semiolinguística (CHARAUDEAU, 2010, 2012). A evidência principal do estudo está na urgência das relações sociais no trabalho, visto que mesmo diante da força dos processos simbólicos que transformam a relação sujeito-atividade, ainda é preponderante a intencionalidade objetiva, prescritiva e mercantilizada da cultura. Nesse sentido, repensar as práticas organizacionais manifestas pelo discurso, no vínculo linguagem e trabalho, implica atribuir à cultura e à atividade laboral a dimensão simbólica que os institui. 

 


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Publicado

2015-12-31

Como Citar

Haubrich, G., & Freitas, E. C. de. (2015). Cultura e organizações: a atividade de trabalho em editoriais de jornal de empresa. Revista Da Anpoll, 1(39), 80–91. https://doi.org/10.18309/anp.v1i39.908