Análise do léxico acadêmico universitário em contexto normativo desde uma perspectiva terminológica
DOI:
https://doi.org/10.18309/anp.v1i39.910Palavras-chave:
Léxico acadêmico universitário, Marco normativo universitário, TerminologiaResumo
No presente trabalho, analisamos sob um perspectiva terminológica o léxico acadêmico incluído no marco normativo universitário. Com base nos postulados teóricos de Wüster, Gouadec, Benveniste, Cabré, Krieger e Finatto e Bevilacqua, defendemos que esse tipo de léxico constitui a terminologia de uma área específica, ao estar presente dentro de um corpus de documentos normativos e que, portanto, deve cumprir com a máxima de monovalência no âmbito da abrangência desse dado contexto, embora, no uso comum da língua, possa ser polissêmico. Analisamos sua problemática desde três pontos de vista: a) nacional e monolíngue; b) plurinacional e monolíngue e c) plurinacional e plurilíngue. Após a análise de documentos pertencentes ao marco normativo universitário do Brasil, de Portugal e da Argentina, concluímos que é pertinente considerar o léxico acadêmico universitário como uma terminologia e que, em função da perspectiva a ser tomada (nacional monolíngue, plurinacional monolíngue ou plurinacional plurilíngue), a problemática apresentada varia e precisa de soluções específicas em cada caso. O resultado da análise demonstrou a necessidade de criação de ferramentas de consulta voltadas ao léxico acadêmico universitário, tanto monolíngues quanto bilíngues, que ajudem na decodificação que o consulente precisa.
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