AS DIMENSÕES DO AGIR DOCENTE NO TRABALHO COM A LEITURA

Stephanie Andrade Souza

Resumo


O objetivo deste trabalho é refletir sobre as dimensões do agir docente que orientam o trabalho do professor para o ensino de leitura. Inserido no âmbito da Linguística Aplicada (LA), utilizaremos como suporte teórico os estudos advindos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), representado por Bronckart (1999, 2006, 2008), Machado (2004, 2007, 2009), Cristovão (2008), entre outros, e dos estudos provenientes da Clínica da Atividade, cujos representantes são Clot (1999) e Faïta (2002). Em relação aos fundamentos metodológicos, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa interpretativista de cunho etnográfico. Para a concretização do objetivo proposto, realizamos entrevistas semi-estruturadas e filmagem de aulas para as sessões de autoconfrontação. Os sujeitos envolvidos na pesquisa são três professores de língua materna do ensino médio da cidade de Campina Grande. Os resultados da análise revelaram que o agir que orienta o trabalho do professor para o ensino de leitura é o agir motivacional da ordem da internalização, revelando assim que os colaboradores da pesquisa trabalham a leitura a partir de motivos mentais particulares.

 

Creative Commons License 
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Palavras-chave


Dimensões do agir docente; Leitura; Ensino

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.18309/anp.v1i42.981

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2017 Revista Anpoll

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.