RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DE SABERES NA LINGUÍSTICA APLICADA: O DESAFIO DA ALTERIDADE

Autores

  • Maria Marta Furlanetto Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i37.787

Palavras-chave:

Linguística aplicada, Subjetividade, Alteridade

Resumo

Neste trabalho, sob a perspectiva dialógica e discursiva, retomo a questão da subjetividade nos estudos da linguagem para situá-la na contemporaneidade, em que se articulam novos objetos e novos procedimentos que atuam como desafios para a Linguística Aplicada (LA) como campo transdisciplinar. Reflito sobre o desafio da alteridade, que implica a questão ética, e tento mostrar que, criando um espaço próprio e formas não estáveis de tratar cada prática em seu tempo, espaço e condição política dos sujeitos, a LA pode fazer-se e refazer-se sem limites. Nesta tarefa, exercitar o encontro com o outro em meio aos conflitos e contradições, em qualquer esfera, assume importância crucial.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Marta Furlanetto, Universidade do Sul de Santa Catarina

É licenciada em Letras Neolatinas pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas e doutora em Linguistique Appliquée pela Universidade de Paris VIII. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Furlanetto, M. M. (2014). RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DE SABERES NA LINGUÍSTICA APLICADA: O DESAFIO DA ALTERIDADE. Revista Da Anpoll, 1(37), 317–330. https://doi.org/10.18309/anp.v1i37.787