O desafio da profissão de professor no Brasil: análise avaliativa da linguagem em um artigo de opinião
DOI:
https://doi.org/10.18309/anp.v1i45.1111Palavras-chave:
Sistema de avaliatividade, Artigo de opinião, A profissão professorResumo
Este artigo apresenta uma análise da avaliação na linguagem de um artigo de opinião acerca do desafio de ser professor no Brasil, veiculado na mídia em novembro de 2017, a fim de promover uma discussão reflexiva sobre o assunto. Para isso, recorremos ao sistema de avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). Primeiramente, realizamos a análise contextual do artigo de opinião, tomando por base as variáveis de registro (campo, relações e modo) do texto e identificamos quais tipos de avaliações são a partir das escolhas linguísticas do autor. A seguir, descrevemos os resultados de nossa análise a partir das avaliações de atitude (apreciação e julgamento de capacidade) e gradação (intensificação e quantificação), mostradas no texto em relação à profissão docente. Os resultados evidenciaram uma organização do texto conduzida por questionamentos, o uso de apreciações e de julgamento de estima social para, respectivamente, a qualificação e a avaliação do professor, bem como o uso de gradações de intensificação para reforçar a opinião do autor.
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