The Challenge of Being a Teacher in Brazil: An Evaluative Analysis of Language in an Opinion Article

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i45.1111

Keywords:

Appraisal system, Opinion article, Teaching career

Abstract

This work presents an analysis of an opinion article about the challenges of being a teacher in Brazil nowadays. Our methodological approach is the Appraisal System (MARTIN; WHITE, 2005). First, the contextual analysis was conducted, focusing on the register variables (field, tenor and mode). We also focused on how evaluations of attitude, judgement and graduation are made through the lexical choices of the author. Finally, we identified the views regarding teachers
construed in the text, using resources of attitude (appreciation), judgement of capacity and graduation (intensification and quantification). The results evidenced a text organization focused on questioning, the use of appreciation and social esteem judgement for, respectively, the qualification and evaluation of teachers as well as graduation – intensification to reinforce the opinion of the author.

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Author Biographies

Ana Paula Carvalho Schmidt, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Tuiuti do Paraná (2007) e Letras - Inglês pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). É doutoranda em Letras/Estudos Linguísticos pela mesma instituição e integrante do Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa (NELP).

Anidene Siqueira Cecchin, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Letras/UFSM, Estudos Linguísticos, na linha de pesquisa Linguagem no Contexto Social; Mestre em Tecnologias Educacionais em Rede/UFSM, Especialista em Tecnologia da Informação e comunicação aplicada a Educação/UFSM, Graduada em Letras (Português e Inglês com as respectivas Literaturas) pela PUC/RS, Campus II- Uruguaiana/RS. Tem experiência na área de Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio, atuando como professora da Rede Estadual de Ensino do RS, no Instituto São José, na cidade de Santa Maria. Membro do GrPesq - Núcleo de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem de Línguas a Distância (NuPEAD/UFSM), do Núcleo de Estudos Língua Portuguesa (NELP/UFSM). Atua no curso de TIC/EAD/UFSM na disciplina de Metodologia. Investiga o uso dos recursos tecnológicos no ensino, gêneros textuais na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional, em especial a família das histórias e multimodalidade

Nédilã Espindola Chagas, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em LETRAS pela UFSM (1999), Mestrado em Letras pela UFSM (2011), Especialização em PROEJA UFSM (2012), Especialização em Gestão Educacional UFSM (2015), atualmente cursa doutorado em Linguística sob a orientação da Prfª Drª Sra Regina Scotta Cabral (UFSM) e é professor do INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO OLAVO BILAC.

Sara Regina Scotta Cabral, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1978), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Realizou pós-doutoramento na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob a supervisão da Profa. Dra. Leila Barbara, abordando os processos verbais no discurso jornalístico. Faz parte do Projeto internacional SAL (Systemics across Languages), da PUC/SP, da Linha de Pesquisa Linguagem no Contexto Social (UFSM) e do Grupo de Estudos em Linguística Funcional (UFOP). É também secretária da Associação Latino-Americana de Linguística Sistêmico-Funcional (ALSFAL). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Santa Maria, onde atua em cursos de graduação e de pós-graduação. Já trabalhou com Língua Portuguesa e Produção Textual em cursos de Letras, Pedagogia, Administração, Biologia, Matemática, Odontologia, Educação Física, dentre outros. Suas pesquisas envolvem Linguística Aplicada aos Estudos da Linguagem com foco em Língua Portuguesa na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional e do Sistema de Avaliatividade, com especial atenção para o tratamento dos dados utilizando a Linguística de Corpus.

Published

2018-08-22

How to Cite

Schmidt, A. P. C., Cecchin, A. S., Chagas, N. E., & Cabral, S. R. S. (2018). The Challenge of Being a Teacher in Brazil: An Evaluative Analysis of Language in an Opinion Article. Revista Da Anpoll, 1(45), 188–201. https://doi.org/10.18309/anp.v1i45.1111

Issue

Section

SEÇÃO LINGUÍSTICA