A audiodescrição de filmes de arte: um estudo sobre a recepção de <em>O grão</em>

Autores

  • Klístenes Bastos Braga Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.
  • Vera Lúcia Santiago Araújo Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.
  • Jefferson Fernandes Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i44.1172

Palavras-chave:

Acessibilidade, Audiodescrição de Filmes, Deficiência Visual, Tradução Audiovisual

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou a recepção de um grupo de pessoas com deficiência visual à versão audiodescrita do filme O Grão (2007). O filme conta a história de uma família no sertão nordestino, que sobrevive com dificuldades. Possui uma narrativa mais frouxa, com poucos diálogos, muitos planos fixos e tomadas contemplativas. Diante da constatação de que o filme de arte é um desafio até para quem enxerga, exibimos a audiodescrição de O Grão para quatro participantes, dos quais dois com deficiência visual total de nascença e dois com baixa visão. Utilizamos como instrumentos de pesquisa um questionário pré-coleta, o qual definiu o perfil dos participantes, um relato livre dos participantes, que investigou sua compreensão do filme, e um relato guiado, que tratou de questões voltadas para a avaliação dos elementos narratológicos do roteiro. Os resultados apontaram para a eficácia da audiodescrição na promoção de acessibilidade de pessoas com deficiência visual ao filme em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Klístenes Bastos Braga, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Audiodescritor e pesquisador na área de audiodescrição. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE.

Vera Lúcia Santiago Araújo, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Pesquisadora Nível 2 do CNPq da área de Tradução Audiovisual, especificamente em legendagem para surdos e ensurdecidos e audiodescrição. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e em Educação da UECE.

Jefferson Fernandes Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Pesquisador em audiodescrição na área de educação. Professor do Departamento de Práticas Educativas e de Currículo e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN.

Downloads

Publicado

2018-04-29

Como Citar

Braga, K. B., Araújo, V. L. S., & Alves, J. F. (2018). A audiodescrição de filmes de arte: um estudo sobre a recepção de <em>O grão</em>. Revista Da Anpoll, 1(44), 299–312. https://doi.org/10.18309/anp.v1i44.1172