Representações para Professor em Artigos de Opinião Jornalísticos sob a Perspectiva Sistêmico-funcional

Nédilã Espíndola Chagas, Ana Paula Carvalho Schmidt

Resumo


O presente artigo tem por objetivo analisar as representações para professor e seus referentes em artigos de opinião de autoria de professores, publicados no blog Educação e Mídia, que é parte do conteúdo oferecido pela versão online do periódico paranaense Gazeta do Povo. Para tanto, tomamos por pressuposto teórico a Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 2014), mais especificamente o sistema de transitividade que realiza a metafunção ideacional, muito embora também tenhamos recorrido à metafunção interpessoal. A análise nos possibilitou observar que aos professores são manifestadas diferentes representações das quais se destacam a de responsável pelo processo de ensino e aprendizagem e pelas relações afetivas que repercutem na formação do educando como cidadão.


Palavras-chave


Linguística Sistêmico-Funcional; Representações; Professor; Artigo de Opinião

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18309/anp.v1i50.1224

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2020 Nédilã Espíndola Chagas, Ana Paula Carvalho Schmidt

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.