Letramento(s): Conceitos de Trabalho no Ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i49.1302

Palavras-chave:

Letramento, Conceito de Trabalho, Descorporificação, Ensino, Tecnologia

Resumo

Em Courtine e Vigarello (2009), são tematizados os modos, tecnologicamente informados, de tipificar o corpo do imputável a partir do século XIX. Desse processo, destaco o seu final, em que o efeito dessa tipificação culmina no controle dos corpos. Contrapondo vacuidade e densidade dos corpos, este trabalho assume como tarefa a indagação sobre como, na escola, se dá a descorporificação dos conceitos (conteúdos curriculares) e sobre como evitá-la. De uma perspectiva discursiva em Linguística Aplicada, a reflexão central introduz, ao tratar do(s) letramento(s), a noção de conceito de trabalho (STREET, 2009) para estabelecer o diálogo entre o objeto de ensino, o professor e o aluno, diálogo, portanto, entre os três participantes fundamentais da prática didático-pedagógica. A novidade em relação à noção de conceito de trabalho é a sua proposição como o espaço ótimo para se estabelecer um novo modo de produzir conhecimento, em que a transdisciplinaridade (SIGNORINI, 1998) se ocupa menos das disciplinas do que da produção dos objetos de reflexão no acontecimento da relação entre disciplinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Manoel Luiz Gonçalves Corrêa, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo,

Graduado em Letras (Português/Espanhol) pela UNESP-São José do Rio Preto-SP (1978), fez mestrado (1986) e doutorado (1997) em Lingüística na Universidade Estadual de Campinas e livre-docência (2011) na Universidade de São Paulo. Fez, ainda, pós-doutorados no exterior: em 2002/2003, na U-3-Grenoble-FR e, em 2009, na Université Paris XII-FR. Professor efetivo do DLCV-FFLCH-Universidade de São Paulo desde 1999, coordenou convênio CAPES/COFECUB USP/UNICAMP/U-3-GRENOBLE (FR) por quatro anos (janeiro/2005 a dezembro/2008). É líder do grupo de pesquisa CNPq Práticas de leitura e escrita em português língua materna, em atividade desde 2003. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Ensino de Português L1, atuando principalmente no estudo dos temas: escrita, letramento e discurso.

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Corrêa, M. L. G. (2019). Letramento(s): Conceitos de Trabalho no Ensino. Revista Da Anpoll, 1(49), 52–66. https://doi.org/10.18309/anp.v1i49.1302

Edição

Seção

Letramento e Transdisciplinaridade