Atitudes e Crenças Linguísticas em um Cenário Multilingue

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i49.1304

Palavras-chave:

Multilinguismo, Letramento, Atitude, Crença

Resumo

Numa situação multilíngue, como a da fronteira Ponta Porã/Juan Pedro Caballero, o processo de alfabetização e todo o ensino subsequente de língua entram seriamente em conflito com o grau de letramento possível de que dispõem os alunos paraguaios, um caso exemplar de cumprimento de um aspecto teórico levantado por Street (2007): o caráter dominante de uma cultura, que é, nesse âmbito, o letramento em português ou em espanhol de falantes do guarani como L1. A hipótese que pretendemos desenvolver aqui é, portanto, a de que, como o processo de letramento inclui atitudes e crenças compartilhadas pelos alunos, essa relação inclusiva seria um mecanismo imprescindível ao desenvolvimento do processo formal de alfabetização e de práticas sociais de escrita e leitura, especialmente quando destituídos do preconceito advindo da imposição de letramento dominante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Gomes Camacho, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, São Paulo,

Tem graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1978), doutorado em Linguistica e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984), pós-doutorado em Gramática Funcional pela Universidade de Amsterdã (2005), Livre-Docência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e pós-doutorado em Gramática Discursivo-Funcional pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional de Lisboa (2011). Aposentou-se em junho de 2018 como Professor Associado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, onde atuou, na Graduação e na Pós-Graduação, nas linhas de pesquisa em Descrição Funcional de Língua Oral e Escrita e em Variação e Mudança Linguística. Continua a atuar como docente, orientador e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos no regime de serviço voluntário, Publicou os livros "Classes de Palavras na Perspectiva Discursivo-Funcional". "O papel da nominalização no continuum categorial" em 2011 pela Editora da UNESP, "Da linguística formal à linguística social" em 2013 pela Editora Parábola e "Estratégias de relativização e construções alternativas nas línguas indígenas do Brasil", em coautoria com Gabriela Maria de Oliveira pela Editora Cultura Acadêmica da UNESP, em 2013. Foi coordenador da área de linguística da FAPESP de 2006 a 2013, Coordenador do Projeto de Pesquisa "Gramática do Português" da ALFAL de 2005 a 2015 e e Editor Responsável da Alfa-Revista de LInguística, de 2012 a 2016. Tem experiência nas áreas de Teoria e Análise Linguística e Sociolinguística e Dialetologia. É atualmente bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1C.

Ana Helena Rufo Fiamengui, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, São Paulo, São Paulo,

É licenciada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Possui Mestrado (2011) e Doutorado (2017) em Estudos Linguísticos na mesma Universidade. Atualmente é professora de Língua Portuguesa e Língua Espanhola no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Avançado Jundiaí.

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Camacho, R. G., & Fiamengui, A. H. R. (2019). Atitudes e Crenças Linguísticas em um Cenário Multilingue. Revista Da Anpoll, 1(49), 91–104. https://doi.org/10.18309/anp.v1i49.1304

Edição

Seção

Letramento e Transdisciplinaridade