Attitudes and Beliefs in a Multilingual Scenery

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i49.1304

Keywords:

Multilingualism, Literacy, Attitudes, Beliefs

Abstract

In a multilingual situation, such as the border Ponta Porã/Pedro Juan Caballero, the schooling process and all subsequent linguistic teaching seriously enter into conflict with the degree of literacy as possibly available to Paraguayans students, an exemplary case of fulfillment of a theoretical aspect raised by Street (2007): the dominant character of a culture, which is, in this context, the Portuguese/Spanish-based literacy of Guaraní speakers as L1. The hypothesis that we develop here is, therefore, that, as the process of literacy includes attitudes and beliefs shared by students, this inclusive relationship would be a mechanism essential to the development of the formal schooling and social practices of writing and reading, especially when devoid of prejudice arising from the imposition of dominant literacy.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Roberto Gomes Camacho, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, São Paulo,

Tem graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1978), doutorado em Linguistica e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984), pós-doutorado em Gramática Funcional pela Universidade de Amsterdã (2005), Livre-Docência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e pós-doutorado em Gramática Discursivo-Funcional pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional de Lisboa (2011). Aposentou-se em junho de 2018 como Professor Associado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, onde atuou, na Graduação e na Pós-Graduação, nas linhas de pesquisa em Descrição Funcional de Língua Oral e Escrita e em Variação e Mudança Linguística. Continua a atuar como docente, orientador e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos no regime de serviço voluntário, Publicou os livros "Classes de Palavras na Perspectiva Discursivo-Funcional". "O papel da nominalização no continuum categorial" em 2011 pela Editora da UNESP, "Da linguística formal à linguística social" em 2013 pela Editora Parábola e "Estratégias de relativização e construções alternativas nas línguas indígenas do Brasil", em coautoria com Gabriela Maria de Oliveira pela Editora Cultura Acadêmica da UNESP, em 2013. Foi coordenador da área de linguística da FAPESP de 2006 a 2013, Coordenador do Projeto de Pesquisa "Gramática do Português" da ALFAL de 2005 a 2015 e e Editor Responsável da Alfa-Revista de LInguística, de 2012 a 2016. Tem experiência nas áreas de Teoria e Análise Linguística e Sociolinguística e Dialetologia. É atualmente bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1C.

Ana Helena Rufo Fiamengui, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, São Paulo, São Paulo,

É licenciada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Possui Mestrado (2011) e Doutorado (2017) em Estudos Linguísticos na mesma Universidade. Atualmente é professora de Língua Portuguesa e Língua Espanhola no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Avançado Jundiaí.

Published

2019-09-30

How to Cite

Camacho, R. G., & Fiamengui, A. H. R. (2019). Attitudes and Beliefs in a Multilingual Scenery. Revista Da Anpoll, 1(49), 91–104. https://doi.org/10.18309/anp.v1i49.1304

Issue

Section

Letramento e Transdisciplinaridade