Letramento e Educação de Surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i49.1305

Palavras-chave:

Letramentos, Educação Linguística, Educação de Surdos, Minorias

Resumo

Neste artigo tematizamos o conceito de letramento a partir da sua retomada nos estudos sobre educação de surdos. Analisamos e argumentamos como esse conceito foi alçado para ressignificar o entendimento das práticas escolares desenvolvidas com alunos surdos, mais especificamente, o ensino da leitura e da escrita em português, num conjunto de textos pertencentes a três publicações – duas do início dos anos 2000, relacionadas a eventos científicos relevantes na área, e outra mais recente, do ano de 2018. Conforme pretendemos mostrar, esses trabalhos constroem, inicialmente, uma interlocução entre o conceito de letramento como prática social e o conceito sociolinguístico de bilinguismo (re)apropriado ao projeto de educação bilíngue para surdos. Nesse processo, instauram-se práticas de língua(gem) específicas a esse contexto, com repercussões diretas no modo como o letramento em sala de aula com alunos surdos vem sendo pensado até os dias de hoje.

 

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Biografia do Autor

Aryane Santos Nogueira, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo

Doutora em Linguística Aplicada na área de Multiculturalismo, Plurilinguismo e Educação Bilíngue pela Universidade Estadual de Campinas (2015) e professora do Departamento de Psicologia Educacional e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Com formação e experiência na área de Linguística Aplicada, tem atuado principalmente nos seguintes temas: letramentos, linguagens e tecnologias, formação de professores, educação bilíngue de surdos, produção de materiais didáticos para surdos, Língua Brasileira de Sinais.

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Publicado

2019-09-30

Como Citar

Nogueira, A. S. (2019). Letramento e Educação de Surdos. Revista Da Anpoll, 1(49), 105–118. https://doi.org/10.18309/anp.v1i49.1305

Edição

Seção

Letramento e Transdisciplinaridade