Dadificação e Transdisciplinaridade nos Estudos do Letramento: O Jornalismo de Dados como Contexto de Pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i49.1307

Palavras-chave:

Letramento, Transdisciplinaridade, Dadificação, Letramento de Dados, Jornalismo

Resumo

Aborda-se o conceito e a prática do letramento de dados, visando caracterizá-lo como instanciação da transdisciplinaridade do(s) letramento(s) em sentido mais geral, apresentando-se, a partir dessa caracterização, perguntas e hipóteses de uma proposta de pesquisa focada no jornalismo de dados. Situamos a discussão no contexto da dadificação digitalizada da atividade social, argumentando que ela afeta a formulação de opiniões e argumentos baseados em textos jornalísticos que caracteriza o exercício da cidadania na esfera pública. Nossa pesquisa bibliográfica evidenciou que, embora predominem concepções de letramento de dados de natureza funcional e/ou baseada em habilidades (disciplinares), há também propostas baseadas no modelo ideológico/sociocultural do letramento. Concluímos apresentando a hipótese de que, nas práticas de jornalismo de dados, haveria uma tendência à subordinação das interpretações qualitativas aos saberes quantitativos, mas que se podem criar situações em que as lacunas disciplinares evidenciam o caráter transdisciplinar dos textos e dos eventos para os próprios produtores e leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo El Khouri Buzato, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo

É Bacharel em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), Mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e Doutoro em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2007), com estágio pós-doutoral realizado na Universidade da Califórnia em San Diego em 2015-2016. Atualmente é Professor livre-docente da Universidade Estadual de Campinas e coordenador do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas (2017 - 2019). Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, atuando principalmente na área de concentração "Linguagem e Sociedade", linha de pesquisa "Linguagens e Tecnologias". Membro do conselho editoral da Revista Brasileira de Linguística Aplicada e da revista Trabalhos em Linguística Aplicada entre outras. Participa do GT Linguagem e Tecnologias da ANPOLL. Coordena o grupo de pesquisa Linguagem, Tecnologias e Pós-humanidade/sociedade, do CNPq.

Cleyton Carlos Torres, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo,

Jornalista e blogueiro. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (bolsista CAPES) pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). sob a linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia, trabalhando com conceito de data literacy e jornalismo de dados. Mestre pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pós-graduado em Jornalismo Científico também pela Unicamp. Pós-graduado em Tecnologia, Formação de Professores e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Técnico em Artes Plásticas pela Escola de Música, Artes Plásticas e Cênicas Maestro Fêgo Camargo. Foi professor de pós-graduação do Senac, FAPI e PUC Campinas. É membro dos grupos de estudos da Unicamp LiTPos (Linguagem, Tecnologia e Pós-humanismo), DiciT (Discurso, Ciência e Tecnologia) e e-Urbano. Idealizador do projeto CRUA - Curtas-metragens de Rua, voltado para a produção de novos olhares sobre o urbano através do uso de smartphones, sobretudo por jovens de periferia. Desempenha trabalhos de produção de conteúdo para web, além de pesquisar a área de comunicação e novas mídias, trabalhando na plataforma blog desde 2006, com ênfase em cultura digital, teoria da comunicação, cibercultura, multimídia, tecnologia e internet. Foi finalista no 2º Prêmio Banco Real Jovem Jornalista - Semana Estado de Jornalismo, um dos mais importantes concursos do meio jornalístico de todo o estado de São Paulo para jovens jornalistas, patrocinado pelo Banco Real e realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo. É o fundador do Mídia8!

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Buzato, M. E. K., & Torres, C. C. (2019). Dadificação e Transdisciplinaridade nos Estudos do Letramento: O Jornalismo de Dados como Contexto de Pesquisa. Revista Da Anpoll, 1(49), 128–141. https://doi.org/10.18309/anp.v1i49.1307

Edição

Seção

Letramento e Transdisciplinaridade