Datafication and Transdisciplinarity in Literacy Studies: Data Journalism as a Research Context

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i49.1307

Keywords:

Literacy, Transdisciplinarity, Datafication, Data Literacy, Journalism

Abstract

The concept and practice of data literacy is approached in order to characterize it as an instantiation of the transdisciplinarity of literacy (s) in a more general sense, and, based on this characterization, questions and hypotheses are presented of a research project focused on data journalism. We place the discussion in the context of the digitized datafication of social activity, arguing that it affects the formulation of opinions and arguments based on journalistic texts that characterize the exercise of citizenship in the public sphere. Our bibliographical research has shown that, although the conceptualizations of data literacy are predominantly functional and/or skills-based, there are also proposals based on the ideological/sociocultural model of literacy. We conclude by hypothesizing that, in data journalism practices, there would be a tendency for qualitative interpretations to be subordinate to quantitative knowledge, but it may be possible to create situations in which disciplinary shortcomings show the transdisciplinary nature of the texts and the events for the producers and readers themselves.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcelo El Khouri Buzato, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo

É Bacharel em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), Mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e Doutoro em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2007), com estágio pós-doutoral realizado na Universidade da Califórnia em San Diego em 2015-2016. Atualmente é Professor livre-docente da Universidade Estadual de Campinas e coordenador do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas (2017 - 2019). Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, atuando principalmente na área de concentração "Linguagem e Sociedade", linha de pesquisa "Linguagens e Tecnologias". Membro do conselho editoral da Revista Brasileira de Linguística Aplicada e da revista Trabalhos em Linguística Aplicada entre outras. Participa do GT Linguagem e Tecnologias da ANPOLL. Coordena o grupo de pesquisa Linguagem, Tecnologias e Pós-humanidade/sociedade, do CNPq.

Cleyton Carlos Torres, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo,

Jornalista e blogueiro. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (bolsista CAPES) pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). sob a linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia, trabalhando com conceito de data literacy e jornalismo de dados. Mestre pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pós-graduado em Jornalismo Científico também pela Unicamp. Pós-graduado em Tecnologia, Formação de Professores e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Técnico em Artes Plásticas pela Escola de Música, Artes Plásticas e Cênicas Maestro Fêgo Camargo. Foi professor de pós-graduação do Senac, FAPI e PUC Campinas. É membro dos grupos de estudos da Unicamp LiTPos (Linguagem, Tecnologia e Pós-humanismo), DiciT (Discurso, Ciência e Tecnologia) e e-Urbano. Idealizador do projeto CRUA - Curtas-metragens de Rua, voltado para a produção de novos olhares sobre o urbano através do uso de smartphones, sobretudo por jovens de periferia. Desempenha trabalhos de produção de conteúdo para web, além de pesquisar a área de comunicação e novas mídias, trabalhando na plataforma blog desde 2006, com ênfase em cultura digital, teoria da comunicação, cibercultura, multimídia, tecnologia e internet. Foi finalista no 2º Prêmio Banco Real Jovem Jornalista - Semana Estado de Jornalismo, um dos mais importantes concursos do meio jornalístico de todo o estado de São Paulo para jovens jornalistas, patrocinado pelo Banco Real e realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo. É o fundador do Mídia8!

Published

2019-09-30

How to Cite

Buzato, M. E. K., & Torres, C. C. (2019). Datafication and Transdisciplinarity in Literacy Studies: Data Journalism as a Research Context. Revista Da Anpoll, 1(49), 128–141. https://doi.org/10.18309/anp.v1i49.1307

Issue

Section

Letramento e Transdisciplinaridade