Saúde, Trabalho Docente e Pós-Graduação no Brasil, 1980-2017

Antonio de Pádua Bosi

Resumo


O objetivo é discutir a relação entre adoecimento de professores universitários e trabalho na pós-graduação. Primeiro, examino as relações de trabalho em instituições de ensino superior privadas e públicas para identificar distinções nos processos de adoecimento que estejam associados à realidade das atividades de docência nas universidades. Em seguida, examino o crescimento da pós-graduação no Brasil, numa série histórica de meio século, e a dinâmica de criação da CAPES. Neste item, rastreio o estabelecimento de diretrizes estruturais na CAPES baseadas num tipo de avaliação aferida por produtividade que é irradiada também para espaços de trabalho da graduação, levando até lá práticas competitivas e trabalho intensificado. O texto está sustentado nesta hipótese.

Palavras-chave


Saúde e Pós-Graduação; Trabalho e Pós-graduação

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DOI: https://doi.org/10.18309/anp.v1i51.1314

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