Ecos de Shakespeare: Júlio César e House of Cards – O Último Ato, de Dobbs e da BBC
DOI:
https://doi.org/10.18309/anp.v1i50.1324Palavras-chave:
Júlio César, Shakespeare, House of Cards, Dobbs, Série da BBCResumo
Em 2017, publicamos um artigo sobre o diálogo que se estabelece entre a trilogia House of Cards, de Michael Dobbs, as séries da BBC e da Netflix e as peças de Shakespeare – Ricardo III, Macbeth e Otelo. Este texto dá continuidade à primeira publicação e versa sobre o último volume da trilogia de Dobbs, The Final Cut [O último ato], e a Temporada 3 da BBC, para demonstrar como Júlio César, de Shakespeare, foi ressignificado nas duas produções, assunto até então não explorado. Voltamos a nossa atenção, portanto, apenas para esse último romance de Dobbs e sua adaptação na última temporada da série da BBC, enfatizando o protagonismo, a volubilidade do povo e a retórica em discursos proferidos por personagens de Shakespeare e de Dobbs. Procuramos demonstrar também como essa temporada da série, apesar de reproduzir um primeiro-ministro fragilizado pela idade e perseguido por lembranças involuntárias de crimes cometidos no passado, como no romance, ameniza a crueldade e intensifica problemas emocionais, tornando os acontecimentos mais palatáveis e o protagonista mais humano ao espectador da série.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados na Revista da Anpoll são licenciados sob os termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Assim, os/as autores/as ou terceiros podem copiar e redistribuir o material licenciado em qualquer suporte ou formato, e remixar, transformar, ou criar a partir do material desde que sejam dados os devidos créditos ao trabalho original. Ressalta-se que a redistribuição, transformação ou criação, de iniciativa de dos/as autores/as ou de terceiros, deve mencionar a precedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume, número e data desta publicação.