Protagonismo Discente em Processo de Constituição de Letramentos Acadêmicos

Autores

  • Patrícia Forgiarini Firpo Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, Rio Grande do Sul
  • Clara Zeni Camargo Dornelles Universidade Federal do Pampa, Bagé, Rio Grande do Sul, https://orcid.org/0000-0001-6472-7354

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i49.1327

Palavras-chave:

Letramentos Acadêmicos, Discurso do Déficit, Protagonismo Discente

Resumo

Apresentamos resultados de uma pesquisa que buscou incentivar estudantes ingressantes na universidade a desenvolver práticas de letramento acadêmico, sob a concepção de letramentos enquanto práticas sociais. Ancoradas nos Novos Estudos do Letramento (STREET, 2014), em especial aqueles que se dedicam aos letramentos acadêmicos (ZAVALA, 2009; LEA, STREET, 1998; FIAD, 2011, 2013; JUCHUM, 2016), desenvolvemos uma pesquisa-ação (TRIPP, 2005) em Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006) associada à etnografia virtual (HINE, 2000). Planejamos e implementamos um curso em ambiente virtual que visou à construção de uma comunidade colaborativa online a partir da valorização das identidades dos alunos (FIRPO, 2018). Neste artigo, analisamos evidências dos letramentos acadêmicos construídos em textos de autoria dos estudantes publicados no jornal universitário digital produzido por um grupo de alunos veteranos. Os resultados desta pesquisa contribuem para a superação do discurso do deficit de leitura e escrita dos alunos, pois nas produções analisadas, em que escreveram e publicaram textos sobre suas vivências após o ingresso no ensino superior, demonstraram protagonismo discente como agentes de letramentos acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Forgiarini Firpo, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, Rio Grande do Sul

Mestra em Ensino de Línguas pela Universidade Federal do Pampa - Unipampa (2019). Especialista em Gestão Pública (UAB/UFSM) (2014). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria, modalidade a distância (UAB/UFSM) (2013) e graduação, com Láurea Universitária, em Letras pela Universidade da Região da Campanha (2008). Atualmente é Pedagoga da UNIPAMPA Campus Dom Pedrito, professora de língua portuguesa em uma escola de Educação Profissional e possui bolsa Capes, atuando na função de tutora a distância do curso de LETRAS/UNIPAMPA/UAB.

Clara Zeni Camargo Dornelles, Universidade Federal do Pampa, Bagé, Rio Grande do Sul,

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela mesma instituição (2000). Em 2008, concluiu o doutorado em Lingüística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas, onde desenvolveu tese sobre a inovação na formação de professores de português como língua materna. Atualmente é docente no curso de Letras Línguas Adicionais - Inglês/Espanhol e Respectivas Literaturas, no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas e no Mestrado Acadêmico em Ensino, na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Suas áreas de interesse incluem: formação de professores, ensino de línguas, reforma curricular, política linguística e interação social. Assume uma perspectiva transdisciplinar de pesquisa, privilegiando metodologias de cunho etnográfico, narrativo e pesquisa-ação.

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Firpo, P. F., & Dornelles, C. Z. C. (2019). Protagonismo Discente em Processo de Constituição de Letramentos Acadêmicos. Revista Da Anpoll, 1(49), 67–79. https://doi.org/10.18309/anp.v1i49.1327

Edição

Seção

Letramento e Transdisciplinaridade