Condições de Trabalho e Saúde de Docentes de Pós-Graduação Stricto Sensu de Letras e Linguística
DOI:
https://doi.org/10.18309/anp.v1i51.1334Palavras-chave:
Docentes, Condições de Trabalho, Nível de Saúde, Programas de Pós- Graduação, Letras e LinguísticaResumo
A pesquisa objetiva investigar as condições de trabalho e saúde de docentes de pós-graduação stricto sensu de Letras e Linguística do Brasil. Trata-se de um estudo transversal desenvolvido com docentes vinculados a cursos de 155 Programas de Pós-Graduação de Letras e Linguística do Brasil, reconhecidos ou recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Fizeram parte do estudo 654 docentes, com participação proporcional de cada região do Brasil. Os dados foram analisados por estatística descritiva. Os resultados demonstraram que, quanto às condições de trabalho, 80% referiram estarem satisfeitos com o trabalho na pós-graduação, apesar de considerarem que o ritmo e a intensidade do trabalho docente interferem negativamente em suas vidas (65,7%). Em relação às condições de saúde,
verificamos que 52,2% dos docentes apresentam-se satisfeitos com a sua saúde e afirmaram ter uma boa qualidade de vida (61,2%). Em contrapartida, afirmaram não estarem satisfeitos com o sono (56,6%) e se sentirem exaustos emocionalmente (31,9%). Esses resultados demonstram uma dualidade entre as condições de trabalho e a saúde, apresentando uma demanda em relação ao desenvolvimento de estratégias individuais e organizacionais para o aprimoramento do trabalho docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados na Revista da Anpoll são licenciados sob os termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Assim, os/as autores/as ou terceiros podem copiar e redistribuir o material licenciado em qualquer suporte ou formato, e remixar, transformar, ou criar a partir do material desde que sejam dados os devidos créditos ao trabalho original. Ressalta-se que a redistribuição, transformação ou criação, de iniciativa de dos/as autores/as ou de terceiros, deve mencionar a precedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume, número e data desta publicação.