Working and Health Conditions in Educators of Stricto Sensu Postgraduate Programs in Letters and Linguistics

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i51.1334

Keywords:

Faculty, Workinng Conditions, Health Status, Graduate Programs, Letters and Linguistics

Abstract

This study aims to investigate the working and health conditions in educators of stricto sensu postgraduate programs in Letters and Linguistics in Brazil. This study is a transversal study performed with educators of 155 programs recommended by Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior of Brazil. In this study, 654 educators accepted to answer the questions about their working and health conditions, with a proportional participation of each region of Brazil. Data were analyzed by descriptive statistics. The results about working conditions showed that 80% of educators reported being satisfied with their work in postgraduate program, although they consider that the pace and intensity of teaching work negatively interferes with their lives (65, 7%). About the health conditions, 52, 2% educators were satisfied with their health and with a good quality of life (61,2%). However, the participants reported not being satisfied with sleep (56.6%) and feeling emotionally exhausted (31.9%). These results shows a duality between working and health conditions, presenting a demand regarding the development of individual and organizational strategies for the improvement of teaching work.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maynara Fernanda Carvalho Barreto, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná,

Docente Colaboradora (Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP). Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Enfermagem pela UEL (2016 - 2018). Especialista em Gerência dos Serviços de Enfermagem pela UEL (2016). Integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa na Gestão de Serviços de Enfermagem (NEPGESE). 

Maria José Quina Galdino, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Bandeirantes, Paraná

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2006). Especialista em Enfermagem do Trabalho (2008). Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (2015). Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2019). Atualmente é Professora Adjunta do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Luiz Meneghel (UENP-CLM). Membro do Núcleo de Estudos da Saúde do Trabalhador da Universidade Estadual de Londrina (NUESTUEL) e do Núcleo de Ensino e Pesquisa na Gestão de Serviços de Enfermagem (NEPGESE). Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino, Saúde e Trabalho (GESAT). Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente em fundamentos de enfermagem, gestão dos serviços de saúde e saúde do trabalhador com o tema riscos ocupacionais psicossociais, sobretudo síndrome de burnout.

Rosemeri Passos Baltazar Machado, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná,

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1993), Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (1999) e Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Atualmente, é Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina e coordenadora do Projeto de Pesquisa intitulado "PAD II - Diversidade e desigualdade social: a exclusão/inclusão do sujeito na/pela história", na mesma instituição. Desenvolve estudos na área do texto e do discurso tomando como aporte teórico a Análise do Discurso de orientação francesa. Atualmente, é integrante da diretoria da Anpoll (2018-2020).

Frederico Augusto Garcia Fernandes, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná,

A carreira de pesquisador de Frederico Fernandes está voltada, principalmente, para as relações entre oralidade, sonoridade e literatura. Autor de vários livros e coletâneas sobre o tema, além de artigos, assina também a tradução de algumas obras. Sua principal contribuição está em refletir sobre a produção poética na letra e na voz, tendo como enfoques a investigação de mitos, lendas e causos de moradores ribeirinhos do Pantanal sulmatogrossense, a poesia urbana de rappers londrinenses e a poesia neovanguardista perfomática circulada em festivais poéticos italianos. Foi um dos criadores da revista Boitatá, durante o período que coordenou o GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL (2004-2008). Atualmente coordena o Portal de Poéticas Orais. Mestre e doutor em Letras, participou de estágios de pós-doutorado no Canadá (Programa Visiting International Scholar, da Brock University - 2008-2009), e na Itália (Estágio Sênior CAPES - Università di Bologna - 2014-2015). Desde 1998, é professor junto à Universidade Estadual de Londrina, na qual desenvolve atividades de ensino e pesquisa com alunos da graduação e da pós-graduação. Foi eleito em junho de 2018 presidente da ANPOLL - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística.

Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná,

Possui graduação em Enfermagem, mestrado em Histologia pela Universidade Estadual de Londrina (1994) e doutorado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2004). Professora Sênior do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina-PR, do Programa de Pós Graduação em enfermagem (Mestrado e Doutorado) e da Residência em Gerência de Serviços de Enfermagem do Hospital Universitário de Londrina-PR. Professora convidada do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá-PR. Tem experiência profissional na gestão de serviços de enfermagem e docente na área de gerenciamento de enfermagem. Desenvolve pesquisas sobre os temas: gestão de serviços de enfermagem e saúde do trabalhador. Integra o banco de Avaliadores do INEP desde 2003. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPQ desde março de 2016. Membro da Comissão Nacional de Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem desde agosto de 2016. Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa na Gestão de Serviços de Enfermagem - NEPGESE, da Universidade Estadual de Londrina-PR

Published

2019-12-30

How to Cite

Barreto, M. F. C., Galdino, M. J. Q., Machado, R. P. B., Fernandes, F. A. G., & Haddad, M. do C. F. L. (2019). Working and Health Conditions in Educators of Stricto Sensu Postgraduate Programs in Letters and Linguistics. Revista Da Anpoll, 1(50), 252–260. https://doi.org/10.18309/anp.v1i51.1334

Issue

Section

Dossiê XXIV Enanpoll