Condições de Trabalho e Saúde de Docentes de Pós-Graduação Stricto Sensu de Letras e Linguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i51.1334

Palavras-chave:

Docentes, Condições de Trabalho, Nível de Saúde, Programas de Pós- Graduação, Letras e Linguística

Resumo

A pesquisa objetiva investigar as condições de trabalho e saúde de docentes de pós-graduação stricto sensu de Letras e Linguística do Brasil. Trata-se de um estudo transversal desenvolvido com docentes vinculados a cursos de 155 Programas de Pós-Graduação de Letras e Linguística do Brasil, reconhecidos ou recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Fizeram parte do estudo 654 docentes, com participação proporcional de cada região do Brasil. Os dados foram analisados por estatística descritiva. Os resultados demonstraram que, quanto às condições de trabalho, 80% referiram estarem satisfeitos com o trabalho na pós-graduação, apesar de considerarem que o ritmo e a intensidade do trabalho docente interferem negativamente em suas vidas (65,7%). Em relação às condições de saúde,
verificamos que 52,2% dos docentes apresentam-se satisfeitos com a sua saúde e afirmaram ter uma boa qualidade de vida (61,2%). Em contrapartida, afirmaram não estarem satisfeitos com o sono (56,6%) e se sentirem exaustos emocionalmente (31,9%). Esses resultados demonstram uma dualidade entre as condições de trabalho e a saúde, apresentando uma demanda em relação ao desenvolvimento de estratégias individuais e organizacionais para o aprimoramento do trabalho docente.

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Biografia do Autor

Maynara Fernanda Carvalho Barreto, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná,

Docente Colaboradora (Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP). Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Enfermagem pela UEL (2016 - 2018). Especialista em Gerência dos Serviços de Enfermagem pela UEL (2016). Integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa na Gestão de Serviços de Enfermagem (NEPGESE). 

Maria José Quina Galdino, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Bandeirantes, Paraná

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2006). Especialista em Enfermagem do Trabalho (2008). Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (2015). Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2019). Atualmente é Professora Adjunta do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Luiz Meneghel (UENP-CLM). Membro do Núcleo de Estudos da Saúde do Trabalhador da Universidade Estadual de Londrina (NUESTUEL) e do Núcleo de Ensino e Pesquisa na Gestão de Serviços de Enfermagem (NEPGESE). Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino, Saúde e Trabalho (GESAT). Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente em fundamentos de enfermagem, gestão dos serviços de saúde e saúde do trabalhador com o tema riscos ocupacionais psicossociais, sobretudo síndrome de burnout. 

Rosemeri Passos Baltazar Machado, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná,

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1993), Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (1999) e Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Atualmente, é Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina e coordenadora do Projeto de Pesquisa intitulado "PAD II - Diversidade e desigualdade social: a exclusão/inclusão do sujeito na/pela história", na mesma instituição. Desenvolve estudos na área do texto e do discurso tomando como aporte teórico a Análise do Discurso de orientação francesa. Atualmente, é integrante da diretoria da Anpoll (2018-2020). 

Frederico Augusto Garcia Fernandes, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná,

A carreira de pesquisador de Frederico Fernandes está voltada, principalmente, para as relações entre oralidade, sonoridade e literatura. Autor de vários livros e coletâneas sobre o tema, além de artigos, assina também a tradução de algumas obras. Sua principal contribuição está em refletir sobre a produção poética na letra e na voz, tendo como enfoques a investigação de mitos, lendas e causos de moradores ribeirinhos do Pantanal sulmatogrossense, a poesia urbana de rappers londrinenses e a poesia neovanguardista perfomática circulada em festivais poéticos italianos. Foi um dos criadores da revista Boitatá, durante o período que coordenou o GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL (2004-2008). Atualmente coordena o Portal de Poéticas Orais. Mestre e doutor em Letras, participou de estágios de pós-doutorado no Canadá (Programa Visiting International Scholar, da Brock University - 2008-2009), e na Itália (Estágio Sênior CAPES - Università di Bologna - 2014-2015). Desde 1998, é professor junto à Universidade Estadual de Londrina, na qual desenvolve atividades de ensino e pesquisa com alunos da graduação e da pós-graduação. Foi eleito em junho de 2018 presidente da ANPOLL - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística.

Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná,

Possui graduação em Enfermagem, mestrado em Histologia pela Universidade Estadual de Londrina (1994) e doutorado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2004). Professora Sênior do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina-PR, do Programa de Pós Graduação em enfermagem (Mestrado e Doutorado) e da Residência em Gerência de Serviços de Enfermagem do Hospital Universitário de Londrina-PR. Professora convidada do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá-PR. Tem experiência profissional na gestão de serviços de enfermagem e docente na área de gerenciamento de enfermagem. Desenvolve pesquisas sobre os temas: gestão de serviços de enfermagem e saúde do trabalhador. Integra o banco de Avaliadores do INEP desde 2003. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPQ desde março de 2016. Membro da Comissão Nacional de Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem desde agosto de 2016. Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa na Gestão de Serviços de Enfermagem - NEPGESE, da Universidade Estadual de Londrina-PR

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

Barreto, M. F. C., Galdino, M. J. Q., Machado, R. P. B., Fernandes, F. A. G., & Haddad, M. do C. F. L. (2019). Condições de Trabalho e Saúde de Docentes de Pós-Graduação Stricto Sensu de Letras e Linguística. Revista Da Anpoll, 1(50), 252–260. https://doi.org/10.18309/anp.v1i51.1334

Edição

Seção

Dossiê XXIV Enanpoll